O Twitter começou a limitar a quantidade de tweets que cada usuário pode acessar por dia, além de exigir uma conta ativa para visualizar conteúdo postado na rede social. 

A nova decisão de Elon Musk foi determinada pela “coleta agressiva de dados” de empresas de IA e acabou gerando impacto não só na rede social, mas em todo o ecossistema do microblog.

publicidade

Leia mais:

O que aconteceu

  • O Tweetdeck, por exemplo, um dos aplicativos mais populares da plataforma, parou de funcionar.
  • Usuários reportaram que o serviço entrou em um loop infinito e não consegue mais atualizar o feed nas colunas.
  • A mudança afetou a troca de informações da rede social com o serviço e pode ter disparado um alarme falso de ataque DDoS, dizem especialistas.
  • Segundo o Engadget, uma solução para contornar o problema é usar a versão beta do Tweetdeck, entretanto o app também está sujeito aos limites de tweets.

Até motor de buscas do Google está mostrando 52% menos endereços relacionados ao Twitter nas buscas desde a última sexta-feira (30), segundo o Search Engine Roundtable. Postagens recentes ainda aparecem nas pesquisas, mas a indexação também quebrou, afetando milhões de páginas.

publicidade

Elon Musk culpa robôs por obrigar login

  • Musk disse que este tipo de bloqueio, comum em redes como o Instagram e Facebook, é temporário.
  • Segundo o dono do Twitter, empresas estavam consumindo muito dos servidores para minerar informações.

Essa prática é conhecida como ‘data scrapping’. Por meio de bots, startups e empresas conseguem coletar informações de usuários. Este tipo de acesso tende a crescer cada vez mais, à medida que a inteligência artificial (IA) aparece em mais soluções e precisa aprender a responder e criar textos sobre assuntos mais complexos.

O que diz o Twitter?

A empresa promete que a limitação de visualização de tweets é temporária, bem como os novos requisitos de login, no entanto, ainda não foi divulgada uma data para derrubar as restrições.

publicidade

Com informações do Engadget

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!