Elon Musk, CEO do Twitter, anunciou recentemente restrições temporárias na quantidade de postagens que os usuários podem ler diariamente. O bilionário determinou que as contas não verificadas estariam limitadas a 600 postagens por dia, mas depois passou para mil. O limite para contas novas não verificadas, primeiro, teriam um limite de 300 conteúdos por dia. Depois, o bilionário voltou atrás e anunciou que seriam 500. E as contas verificadas podem ver até 10 mil posts a cada 24 horas. Elon Musk tinha dito, antes, que seriam 6 mil. Então, ficou assim:

  • Contas verificadas: até 10.000 posts por dia;
  • Contas não verificadas: até 1.000 posts por dia;
  • Contas novas não verificadas: até 500 posts por dia.

A nova regra foi a terceira anunciada por Elon Musk em menos de 24 horas. O limite temporário de leitura para contas não verificadas que não são novas começou em 600 posts por dia. Depois, subiu para 800 e, por fim, fim em 1.000.

publicidade

Essas restrições foram implementadas um dia após o Twitter começar a bloquear o acesso para usuários que não estão logados. Musk justificou essa mudança, argumentando que muitas organizações, especialmente as que desenvolvem e treinam modelos de IA (inteligência artificial), estavam coletando os dados do Twitter de maneira agressiva, prejudicando a experiência do usuário​.

Leia também:

publicidade

A monetização tem sido um foco importante para o Twitter sob a liderança de Musk. A empresa anunciou uma nova estrutura de tarifação para o uso de sua API, além de lançar o esquema de verificação paga Twitter Blue. Linda Yaccarino, ex-executiva de publicidade da NBC Universal, foi nomeada como a nova CEO do Twitter para ajudar a recuperar os relacionamentos com os anunciantes​​.

A saúde financeira do Twitter é menos transparente desde que Musk comprou a empresa. No entanto, a contratação de Yaccarino indica a importância da receita publicitária para a plataforma. As restrições de acesso parecem contradizer esse objetivo, sugerindo que a visão de Musk do Twitter pode estar em conflito com as necessidades tradicionais do negócio​​.

publicidade

Estabilidade do Twitter está em jogo

A estabilidade do Twitter também tem sido uma questão preocupante. Apesar de Musk culpar empresas que coletam dados para o treinamento de IA como a causa das mudanças, ele também demitiu mais da metade da equipe do Twitter. Essas demissões deixaram a empresa com falta de pessoal essencial para a manutenção de sua infraestrutura, o que levou a avisos de que a estabilidade da plataforma poderia ser comprometida​​.

A infraestrutura do Twitter, de fato, já mostrou sinais de tensão. Um apagão significativo em março foi causado por uma mudança feita por um único engenheiro. Além disso, a conta do Google Cloud do Twitter ficou sem ser paga por meses, evidenciando um plano de cortes que procurava reduzir drasticamente os custos com infraestrutura​.

publicidade

As palavras de um engenheiro do Twitter não identificado entrevistado em novembro passado parecem premonitórias agora: “As coisas vão quebrar mais vezes. As coisas vão quebrar por períodos mais longos. As coisas vão quebrar de maneiras mais severas…”. Sete meses depois de sua previsão de que problemas significativos começariam a surgir, o Twitter está enfrentando essas exatas dificuldades​.

Com informações: The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!