O YouTube confirmou o início de testes para barrar o uso da plataforma por usuários de bloqueadores de anúncios, e eles valem inclusive para o Brasil.

O que você precisa saber

  • Desde semana passada, o YouTube iniciou um teste que limita de usuários de bloqueadores de anúncio em navegadores a três vídeos;
  • Os testes já valem para alguns usuários no Brasil;
  • Isso significa que, quem tem extensões como 1Blocker, ABP e outros só consegue assistir três vídeos na plataforma;
  • A partir do quarto, o YouTube passa a exibir uma mensagem solicitando que o usuário desative o adblock para continuar navegando;
  • Quem insistir em manter o bloqueador de anúncios ativo terá a reprodução de vídeos desativada;
  • Não é preciso desinstalar a extensão — basta incluir o YouTube entre os sites permitidos dentro do software de bloqueio de anúncios.

O YouTube já oferece uma maneira de bloquear anúncios — é pela assinatura do YouTube Premium, que custa a partir de R$ 20,90 no Brasil. Quem paga pelo serviço consegue inclusive assistir a vídeos com qualidade superior.

publicidade

Leia mais:

No entanto, muitos usuários preferem não pagar e instalar bloqueadores de anúncios para evitar ter a transmissão interrompida momentaneamente por propagandas. Por outro lado, o YouTube afirma depender da receita da venda de anúncios para manter a plataforma funcionando.

publicidade
YouTube bloqueador de anúncios
Mensagem exibida pelo YouTUbe para quem usa bloqueador de anúncios. (Imagem: Reprodução/ Reddit)

“Em casos extremos, nos quais espectadores continuem a usar adblockers, a reprodução será temporariamente desativada”, explicou o serviço ao site Bleeping Computer, afirmando que as mensagens são apenas um alerta e o bloqueio só ocorrerá para quem ignorá-las seguidas vezes.

Vale ressaltar que, no momento, a medida está sendo testada e não vale para todos os usuários. Pode ser, inclusive, que ela seja abandonada sem ser implementada para todos.

publicidade

Via Bleeping Computer

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!