Google removeu bilhões de anúncios de golpes só em 2022; veja como se proteger

Google deu instruções para usuários se prevenirem de golpes e como denunciá-los
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Ana Luiza Figueiredo 03/07/2023 20h49
Imagem mostrando um computador com acesso ao google
O Google Chrome é um dos mais utilizados navegadores do mundo. (Imagem: Pexels)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Os “links patrocinados”, aqueles que aparecem nas primeiras posições na página de resultados do Google, são os sites nos quais anunciantes promovem seus produtos e serviços. No entanto, apesar da maioria dos links ser verdadeiro, alguns driblam a verificação da plataforma e promovem sites falsos e golpes. De acordo com o Google, foram mais de 5 bilhões desses anúncios fraudulentos removidos só em 2022.

Leia mais:

Google removeu golpes

Antes de entrarem na página de buscas do Google, os anúncios patrocinados passam por uma verificação. Porém, alguns conseguiram imitar varejistas e acabaram sendo publicados, com o intuito de aplicar golpes nos usuários.

Só em 2022, a empresa revelou ter removido 5,2 bilhões de anúncios e 6,7 milhões de contas anunciantes por violações das políticas.

O Google afirmou estar comprometido em “bloquear ou remover anúncios fraudulentos”.

golpes com chatgpt
Google realiza verificação dos anúncios, mas bilhões de golpes escapam e são publicados (Imagem: shutterstock/Minerva Studio)

Como se proteger dos golpes

O Google recomendou medidas para se proteger dos anúncios falsos. Entre elas:

  • Verifique o nome do site anunciante. Um nome falso que imita um original pode passar despercebido, por isso é importante sempre checar com atenção se aquele endereço é o original.
  • Verifique o endereço do site. Um endereço de site semelhante ao original também pode passar batido. Sempre faça isso antes de fazer login, informar dados pessoais ou informações financeiras.
  • Clique no ícone dos três pontos do anúncio. Antes mesmo de entrar no site, é possível acessar as informações básicas do anunciante.
  • Desconfie. Se o site pedir para redirecionar a outro link suspeito ou informações bancárias e pessoais com urgência, certifique-se de que está no anúncio certo.
  • Use senhas diferentes. Na pior das hipóteses, caso os seus dados sejam roubados, essa medida impede que o golpista acesse outras contas.
Google
É possível denunciar os golpes para uma análise do Google (Imagem: YueStock/ Shuttertock)

Como denunciar golpes e anúncios falsos

Se você se deparar com algum desses anúncios falsos ou golpes, o Google disponibilizar um formulário (neste link). O usuário deve informar o tipo de fraude e o link.

O formulário também aceita denúncias de link no YouTube e de tudo o que é veiculado no Google.

Com informações de g1

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.

Ícone tagsTags: