O Google está trabalhando para trazer um suporte melhorado ao Android Auto para veículos elétricos (EVs) equipados com a experiência de infotainment — que mistura informação com entretenimento.
- Segundo o 9to5Google, nas últimas atualizações do Android Auto, o Google tem silenciosamente desenvolvido novos recursos relacionados aos EVs.
- Isso inclui a capacidade de identificar manualmente o seu carro como um veículo elétrico e ativar recursos de EV dentro do Google Maps no Android Auto.
- Tudo isso aparece no menu de configurações integrado do Android Auto, em uma nova seção intitulada “Configurações de EV”.
Outros recursos incluem a capacidade de selecionar qual conector de carregamento o seu veículo está usando. Os conectores listados incluem J1772, CCS (Combo 1 e 2), Tipo 2 e CHAdeMO.
Leia mais:
- Volkswagen: ID.Buzz chega ao Brasil para comemorar 70 anos da montadora no País
- BYD Seagull será o hatch elétrico mais barato do Brasil
- Alfa Romeo promete carro elétrico mais potente que Porsche e com telão de Tesla
Não há menção ao Padrão de Carregamento da América do Norte (NACS) pioneirizado pela Tesla e que está sendo amplamente adotado por outros EVs a serem vendidos nos Estados Unidos. Presumivelmente, porém, isso poderia ser facilmente adicionado em uma atualização posterior.
O 9to5Google também diz ter encontrado informações relacionadas aos medidores de bateria, sugerindo que o usuário possa ver os níveis de carga diretamente pelo Android Auto, mas diz não haver contexto suficiente para afirmar com certeza.

O trabalho desses novos recursos de EV no Android Auto remonta ao Android Auto 9.5, mas no Android Auto 9.9, parece que o recurso está finalmente aparecendo. O SmartDroid recebeu atualizações com os recursos de EV, que mostram as novas opções de configuração em ação, embora em alemão.
Infelizmente, o Android Auto não é especialmente comum em EVs populares. A Tesla e a Rivian optaram por ignorar o Android Auto e o CarPlay, enquanto outras marcas, como a Polestar, optaram por usar o Android Automotive como sistema operacional nativo. Ainda assim, para EVs da Kia, Nissan, Ford e outros, esta é uma atualização bem-vinda.
Com informações de 9to5Google.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!