A Volkswagen comemorou nesta semana seus 70 anos e, na surdina, lançou seu primeiro carro totalmente elétrico no Brasil: o ID.4. O curioso é que ele está dentro do preço médio para o segmento de veículos que abandonaram a gasolina, mas você não poderá comprar o veículo oficialmente no país.

Leia mais:

publicidade

O que você precisa saber:

  • O ID.4 é o primeiro carro elétrico da Volkswagen no Brasil, mas é impossível comprar um pois ele chega exclusivamente por assinatura
  • O veículo tem motor e tração no eixo traseiro, com 204 cv e 31,6 kgfm de torque, junto de bateria para até 520 quilômetros com uma carga
  • O SUV tem nível 2 de carro autônomo e pode ter cinco trajetos diários memorizados, incluindo até o estacionamento feito pelo carro no final
  • A assinatura custa R$ 9.990 por mês, tem contrato de 24 meses e no final o usuário pode trocar por outro carro ou devolver o veículo

O ID.4 é um dos primeiros carros elétricos lançados pela Volkswagen no mundo e estreia este tipo de veículo no Brasil, onde o mais próximo foi o Golf GTE híbrido de 2019. Olhando para o lançamento, em nosso país teremos a versão Pro do carro elétrico que já está disponível em outros mercados.

ID.4 (Imagem: divulgação/Volkswagen)
ID.4 (Imagem: divulgação/Volkswagen)

O ID.4 Pro chega ao Brasil com basicamente o mesmo conjunto apresentado lá fora e isso significa motor com tração traseira de 204 cavalos e 31,6 kgfm de torque, alimentado por conjunto de baterias com 77 kW com capacidade para até 520 quilômetros com apenas uma carga em ciclo urbano, junto de curtas viagens em estrada.

publicidade

O carregamento pode ser feito com o plugue Tipo 2 com 7,2 ou 11 kW, mas também nos eletropostos com carga rápida de até 150 kW e neste cenário o carro precisa de 40 minutos para chegar até 80%.

ID.4 tem nível 2 de carro autônomo

O carro pode ser configurado nas cores azul e cinza, as duas com o teto de outra tonalidade e com visual de SUV. Os faróis contam com tecnologia IQ.Light Matrix e a luz diurna liga os dois lados das lâmpadas, tudo em LED.

publicidade
ID.4 (Imagem: divulgação/Volkswagen)
ID.4 (Imagem: divulgação/Volkswagen)

Já por dentro, o painel de instrumentos é feito em uma pequena tela de 5,3 polegadas e nada mais, entregando o básico sobre a direção. Este é mais ou menos o mesmo uso nos carros elétricos da BYD, mas por aqui a central multimídia não é gigantesca e nem gira, contendo 10 polegadas e possibilidade de espelhamento via Apple CarPlay e Android Auto, ambos sem fios.

Ao todo são quatro portas USB-C, carregador de celular por indução, ar-condicionado com três zonas independentes, sete airbags, piloto automático adaptativo, freio automático de emergência, assistente para manutenção em faixa da estrada e essa tecnologia beira o carro autônomo – você não precisa acelerar, frear e nem segurar a direção para o carro seguir o caminho pintado pelas faixas.

publicidade

Além disso, o carro pode guardar cinco trajetos diários e começar ele sozinho, terminando com o estacionamento feito inteiramente pelo ID.4. O porta-malas tem 543 litros, existe câmera em todos os cantos e sistema de isolamento acústico até nos vidros.

ID.4 (Imagem: divulgação/Volkswagen)
ID.4 (Imagem: divulgação/Volkswagen)

Não dá pra comprar o carro aqui

Se você ficou animado, saiba que é impossível comprar o ID.4 no Brasil. Por aqui a Volkswagen lançou o carro elétrico exclusivamente em modelo de assinatura, que dura até 24 meses. As mensalidades são de R$ 9.990 e incluem o uso do veículo, manutenção, seguro, documentação, logística de entrega, assistência 24 horas, gestão de multas e serviço de rastreador.

Existe possibilidade de ter o ID.4 blindado diretamente pela Volkswagen e de receber um wallbox de 7,4 kW em casa.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!