ChatGPT anunciou a suspensão da integração da tecnologia com o Bing, mecanismo de buscas da Microsoft. A decisão foi tomada após usuários explorarem a ferramenta para lerem notícias em sites com paywall, que impede a visualização de conteúdo por visitantes que não assinam o serviço oferecido pela plataforma.

Leia mais

publicidade

ChatGPT estava “furando” paywalls

  • O ChatGPT é baseado no modelo GPT-4 da OpenAI, que possui uma limitação de treinamento, fazendo com que o chatbot tenha acesso a informações produzidas somente até setembro de 2021.
  • Para fornecer dados mais recentes, a empresa apresentou o “Browse with Bing”, exclusivo para assinantes do ChatGPT Plus, permitindo que a IA buscasse conteúdo em sites da web.
  • A Microsoft prometeu trazer a integração do Bing para a plataforma para melhorar sua experiência de pesquisa durante sua conferência anual de desenvolvedores para desenvolvedores, a Build 2023. 
  • Mas agora a OpenAI descobriu que o chatbot pode se comportar de maneira indevida com a função de pesquisa com Bing. “Caso um usuário solicite especificamente o texto completo de uma URL, ele poderá atender inadvertidamente a essa solicitação”, explicou Michael Schade, da equipe de suporte da empresa.
  • Na segunda-feira (03), a OpenAI anunciou uma pausa no serviço. Em comunicado, a empresa afirmou que “por precaução, desabilitaremos o recurso beta de Pesquisa com Bing enquanto corrigimos o problema para fazer o correto pelos proprietários de conteúdo. Estamos trabalhando para trazer a função de volta o mais rápido possível, e agradecemos sua compreensão”.

Paywalls são uma maneira de fazer os visitantes de um site assinarem seu conteúdo. Esse mecanismo é comum em jornais e revistas hospedadas na web, que costumam oferecer assinaturas mensais para que os usuários acessem as informações de forma ilimitada.

Os usuários conseguiram violar essa restrição ao pedir que o ChatGPT retorne o conteúdo de um site ao fornecerem uma URL.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!