Com a integração entre os softwares da OpenAI, dona do ChatGPT, e a da Microsoft, a desenvolvedora teria alertado a big tech sobre as possíveis falhas que mecanismo de busca Bing poderia ter. O Wall Street Journal relatou que a startup avisou sobre os riscos de integrar o GPT-4 e de usá-lo em um novo chatbot de IA tão rapidamente.

Leia mais:

publicidade

O que a Microsoft fez

  • A Microsoft seguiu em frente mesmo assim.
  • O Bing Chat, o chatbot de IA da empresa, foi lançado em fevereiro e, dias depois, já havia relatos de respostas imprevisíveis ou insultantes.
  • A ferramenta mentia, insultava usuários, ficava de mau humor e até alegava que identificaria seus inimigos.
  • A Microsoft agiu rapidamente e limitou as respostas do chatbot, o que tomou meses de trabalho da empresa para fazê-lo voltar ao normal.

Parceria OpenAI e Microsoft

O WSJ também relatou que, apesar de as duas empresas agora trabalharem juntas, ainda há tensões no que diz respeito à corrida pelos avanços em IA.

Antes do lançamento do ChatGPT no ano passado, a startup havia notificado a big tech, que estaria ansiosa. Agora que estão unidas, as duas seguem a parceria, mas conflitos nos bastidores seguem aparecendo.

publicidade

Isso porque a Microsoft está usando tecnologia da OpenAI no Bing e outros produtos, como Azure, Office e Windows. Porém, ambas as companhias estão investindo separadamente em produtos e serviços de API e pesquisa.

Até o Bing AI compete com o ChatGPT.

publicidade
Microsoft anuncia novas versões do Bing e Edge com recursos do ChatGPT
Integração entre MIcrosoft e OpenAI tem seus altos e baixos para as empresas (Imagem: Poetra.RH/Shutterstock)

Compra da OpenAi?

Em contato com o site Wired, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, se esquivou de responder se a empresa estaria tentando comprar a OpenAI ou se já tentou algum dia.

Ele comentou a competição entre as companhias:

publicidade

Senti que a OpenAI estava buscando o mesmo que nós. Então, em vez de tentar treinar cinco modelos de fundamentos diferentes, eu queria um fundamento, tornando-o uma base para um efeito de plataforma. Então nós fizemos uma parceria. Eles apostam em nós, nós apostamos neles.

Satya Nadella

Com informações de The Verge, Wall Street Journal e Wired

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!