A compressão automática faz do WhatsApp uma plataforma não recomendável para transferir imagens – tanto fotos quanto vídeos – em alta qualidade. Mas o aplicativo da Meta testa uma nova função para viabilizar o tráfego desse tipo de arquivo.

Para quem tem pressa:

  • O WhatsApp está testando uma nova função para enviar imagens (fotos e vídeos) em alta qualidade;
  • Ao enviar uma imagem ou vídeo, haverá um menu para o usuário escolher se deseja mandá-lo em HD;
  • Mesmo assim, a plataforma ainda vai aplicar uma ligeira compressão aos arquivos;
  • A princípio, a atualização estará disponível no Android 2.23.14.10;
  • Em breve, a novidade também deve chegar aos iPhones.

A atualização estará disponível no Android 2.23.14.10, conforme divulgado pelo site WABetaInfo, que testou o novo recurso da plataforma. É mais um passo a partir da novidade anunciada no começo de junho.

Leia mais:

Nova ferramenta do WhatsApp

Captura de tela do novo recurso do WhatsApp para enviar imagens em alta qualidade
(Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

A nova funcionalidade permite que os usuários compartilhem as imagens sem perder qualidade nem resolução.

publicidade

Mesmo assim, o WhatsApp ainda aplica uma ligeira compressão aos vídeos. Ou seja, de qualquer forma, não será possível enviar os arquivos na sua forma original.

Funciona assim: ao enviar uma imagem ou vídeo, haverá um menu para o usuário escolher se deseja enviar aquele arquivo na qualidade padrão, com menor resolução, ou em HD (alta qualidade).

Com essa opção, aparece uma nova etiqueta no chat que indica aos usuários que aquele se trata de um arquivo de alta qualidade.

No entanto, a configuração automática do WhatsApp é a qualidade padrão. Ou seja, é preciso sempre selecionar manualmente a opção “HD” para funcionar.

Disponibilidade

A nova ferramenta vai chegar para alguns testadores que instalaram a última atualização do WhatsApp Beta para Android pela Play Store.

Depois, a novidade chegará para mais pessoas – provavelmente nas próximas semanas. Em breve, a opção também chega ao iPhone.

Com informações de WABetaInfo (em inglês)

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!