Apple vai à Suprema Corte contra decisão em caso da Epic Games

A Apple defende que a emissão de uma liminar nacional contra a empresa viola a lei e pede que a justiça ouça a contestação
Alessandro Di Lorenzo04/07/2023 17h42
Apple-e-Epic-Games
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Apple prometeu acionar a Suprema Corte dos Estados Unidos para ouvir a contestação da empresa em relação a ordem de uma juíza em um caso antitruste movido pela Epic Games, fabricante do “Fortnite“. O caso pode forçar a fabricante do iPhone a mudar suas práticas de pagamento na App Store.

Leia mais

Apple x Epic: entenda o caso

  • A reação da Apple ocorre após uma decisão emitida na última sexta-feira (30) pelo 9º Tribunal de Apelações dos Estados Unidos, com sede em São Francisco, que manteve em vigor a maior parte da ordem emitida em 2021 pela juíza distrital Yvonne Gonzalez Rogers.
  • A determinação prevê que a empresa não pode proibir os desenvolvedores de fornecerem links e botões para opções de pagamento em seus aplicativos que levem os consumidores para fora da App Store, uma medida que pode reduzir as comissões de venda pagas à Apple.
  • A Epic iniciou o processo em 2020, contestando a taxa que a Apple impõe aos pagamentos feitos dentro do aplicativo. O objetivo era conseguir uma liminar para impedir a prática, e não o pagamento de danos morais.
  • A justiça dos EUA decidiu contra a maioria das alegações da Epic, mas deu razão no quesito que agora é contestado pela Apple.
  • Nos recursos apresentados, a Epic contestou partes importantes da decisão da juíza que favoreciam a Apple.
  • Já a fabricante do iPhone manifestou contrariedade à determinação relacionada à App Store.
  • Em abril, foram mantidas a maioria das ações da juíza. E na sexta-feira, foram rejeitadas as petições da Apple e da Epic instando o tribunal a rever sua decisão.
  • A Epic Games também pode pedir à Suprema Corte para ouvir o seu recurso.
  • Os advogados da Apple defendem que a emissão de uma liminar nacional contra a empresa viola a lei.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.