Sites de bate-papo online como Omegle e Roblox sempre foram famosos, especialmente entre crianças e adolescentes. No entanto, esses grupos de menores de idade cada vez mais têm sido alvo de conteúdos nocivos e impróprios em portais destinados a pessoas maiores de idade. Levantamentos mostram que, desde a pandemia, houve um aumento de casos, o que pode levar à exploração infantil.

Leia mais:

publicidade

Omegle e Roblox: o que acontece nos sites de bate-papo

  • Sites como o Omegle e o Roblox são plataformas em que os usuários podem interagir de diferentes formas com outras pessoas do mundo inteiro.
  • O Omegle funciona como uma roleta de bate-papo: ao acessar o site, a pessoa é direcionada a uma chamada de vídeo com outra pessoa, de forma aleatória.
  • O portal é destinado a maiores de idade, mas não requer um perfil e basta preencher um campo confirmando ter mais de 18 anos (sem nenhum verificação extra necessária).
  • Já o Roblox é uma plataforma em que os usuários podem criar e compartilhar jogos, e interagir com outros usuários através de avatares. Eles podem conversar entre si por chats.
  • No entanto, apesar dos riscos desses sites de bate-papo (já que não é possível regular o que as pessoas fazem em frente à câmera ou falam nos chats), pais têm relatado que é comum que crianças os acessem, principalmente junto de outros amigos.
  • Em poucos cliques e sem autorização, eles conseguem falar com qualquer estranho pelo mundo.
O slogan do Omegle é “Converse com estranhos” (Foto: Reprodução)

Qual o risco?

De acordo com a pesquisa Mind the Gap, do site de segurança online eSafety, dois a cada três adolescentes que se conectam nesses canais de bate-papo já foram expostos a imagens sexuais violentas ou de autoagressão. Quase metade delas foram tratadas de maneira ofensiva online.

Além do bullying, no entanto a exploração infantil preocupa.

publicidade

Segundo Kirra Pendergast, fundadora e diretora executiva do programa de segurança cibernética Safeonsocial.com, afirmou que bastou segundos no Omegle para ser conectada a um homem se masturbando.

De acordo com o comissário da eSafety, Toby Dagg, essas plataformas são canais comuns para que abusadores ou predadores sexuais entrem em contato com crianças.

publicidade
Casa do BBB 20 foi recriada no 'Roblox'; jogadores atuam como brothers e sisters. Imagem: Reprodução/Roblox
No Roblox, usuários podem criar ambientes e interagir com pessoas do mundo inteiro pelo chat (Imagem: Reprodução/Roblox)

Exploração infantil

Dados coletados pelo Australian Centre to Counter Child Exploitation (ACCCE) mostram que foram 17.400 casos de exploração sexual infantil online em 2018. Já em 2021, no segundo ano da pandemia, o número foi para 33.114.

Segundo a Polícia Federal australiana, os sites de bate-papo são plataformas propícias para que criminosos criem contas falas e interajam com crianças.

publicidade

O que Omegle e Roblox têm feito?

  • O Roblox – que, segundo um relatório do Online Guardians, têm números de casos de bullying quatro vezes mais alto que qualquer outra rede social – afirma que possui mecanismos de controle parental e privacidade.
  • Além disso, o programa tem formas de identificar “trajes inapropriados”, um processo para remover o material nocivo e recursos de segurança para filtrar esses conteúdos nos bate-papos, como bloquear usuários.
  • Já o Omegle, que existe desde 2009, afirma que proíbe pessoas menores de 18 anos de acessarem a plataforma (no entanto, basta marcar um caixa confirmando ter a idade).

Com informações de The Guardian

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!