Embora pontos turísticos como Gizé, no Egito, e Chichen Itza, no México, possam ser os primeiros lugares que vêm à mente quando se pensa em pirâmides, nenhum desses locais icônicos abriga a mais antiga do mundo.

Apenas alguns quilômetros ao sul da Grande Pirâmide de Gizé está a pirâmide mais antiga do Egito. Localizada em Saqqara, a Pirâmide de Djoser foi construída por volta de 2630 a.C. como uma câmara funerária para o rei Djoser, daí o nome.

Essa estrutura parece um pouco diferente do trio de pirâmides de Gizé, pois foi criada empilhando plataformas de pedra umas sobre as outras, resultando no que é conhecido como pirâmide de degraus.

O arquiteto por trás deste projeto foi um sumo sacerdote chamado Imhotep, que também foi conselheiro de Djoser. Conhecido por seu domínio da arte e da ciência, Imhotep foi divinizado após a morte, eventualmente tornando-se reconhecido como o deus da sabedoria e da medicina.

publicidade

Por muitos anos, a Pirâmide de Djoser foi considerada a pirâmide mais antiga do mundo, mas descobertas recentes do outro lado do globo podem desbancá-la do posto.

Leia mais:

Pirâmide mais antiga do mundo estaria no Peru

Na antiguidade, as pirâmides estavam na moda em todo o continente americano, com templos inclinados favorecidos pelos impérios maia, asteca e inca. Entre os mais icônicos está o complexo de templos de Tikal, na Guatemala, que aparece em Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança.

Um estudo baseado em datação por radiocarbono, publicado em 2001 na revista Science, descobriu que uma antiga metrópole chamada Caral, no Peru, foi construída há mais de 4,6 mil anos.

Uma das seis pirâmides de Caral, no Peru, pode ser a mais antiga do mundo. Crédito: Mark Green – Shutterstock

Com base nessa descoberta, os arqueólogos agora especulam que as seis pirâmides existentes no local poderiam anteceder a estrutura de Saqqara, no Egito. Com a idade exata dos edifícios de Caral ainda desconhecida, no entanto, é difícil dizer qual dessas civilizações antigas concluiu sua pirâmide primeiro.

Colina na Indonésia corre por fora na disputa

Por décadas, arqueólogos lutaram para decidir se a pirâmide mais antiga do mundo reside no Egito ou no Peru, mas uma “zebra” na disputa agora ameaça ganhar o troféu. Localizado na Indonésia, um enorme complexo megalítico chamado Gunung Padang fica sobre uma colina, que alguns estudiosos acreditam que pode realmente ser uma estrutura feita pelo homem.

Uma equipe de arqueólogos liderada por Danny Hilman Natawidjaja, cientista sênior do Instituto Indonésio de Ciências, afirma ter encontrado evidências de que a colina foi deliberadamente construída em vários estágios ao longo de muitos milhares de anos.

Se um dia ficar comprovado que a colina Gunug Padang, na Indonésia, é, na verdade, uma construção feita por mãos humanas, ela ganha o título de priâmide mais antiga do mundo. Crédito: Uskarp – Shutterstock

Usando radar de penetração no solo, os pesquisadores dizem ter descoberto evidências de que a camada de base foi construída entre 9.500 e 28.000 anos atrás. Conforme destaca o site IFLScience, se comprovado, isso tornaria Gunung Padang a pirâmide mais antiga do mundo com larga vantagem.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!