A Xiaomi é conhecida por seus produtos de alta qualidade e valor mais baixo em relação à concorrência, sendo uma ótima escolha para quem quer um bom custo-benefício. Porém, sua popularização também torna a marca um grande alvo de falsificações, sendo necessários alguns cuidados ao adquirir itens.

Modelos falsificados de smartphones chamam mais a atenção por serem mais baratos, contudo, podem ser um risco e trazer muitos prejuízos, uma vez que não passam pelos testes da Anatel.

publicidade

Leia mais:

Em alguns casos, a perda pode ser apenas material, quando o aparelho apresenta bugs e defeitos, até mesmo parando de funcionar, e o usuário não poderá contar com a garantia da marca para trocas e manutenção.

publicidade

Dependendo do nível da qualidade das peças e material utilizado, outros problemas podem acontecer, como curto-circuito e até explosões, devido à ausência de dispositivos de segurança nestes aparelhos, o que faz o celular trabalhar com tensões perigosas.

Como saber se um celular Xiaomi é original?

É possível evitar esse tipo de dor de cabeça, seguindo dicas para verificar se o celular Xiaomi é original, antes de fazer a compra. Separamos algumas delas, para que você se lembre de usá-las ao procurar seu próximo smartphone. Acompanhe!

publicidade

Confira o IMEI do celular

Pelo site da Anatel

Imagem: Divulgação

É importante ter acesso à caixa do aparelho para fazer essa verificação. Nela, está registrado o número do IMEI do celular, que pode ser pesquisado no site da Anatel, verificando se há registro. Também é possível encontrar o número nas configurações do celular: disque *#06# e apertar a tecla ligar.

Assim que conseguir o número, use a ferramenta da Anatel para consultar a situação do smartphone que, se estiver em conformidade com as normas da agência, exibirá a mensagem “Até o momento o IMEI informado não possui restrições de uso”.

publicidade

No site da Xiaomi

Imagem: Divulgação

Também é possível conferir a autenticidade e qual é a versão do produto no site oficial da Xiaomi. Basta utilizar o IMEI ou número de série do smartphone e acesse a aba “Autenticação de produto” do site mi.com/global/.

Use o código de segurança de 20 dígitos

Um código de segurança pode ser encontrado em alguns produtos originais da Xiaomi, mas os que não possuem não significam que são falsificados. É possível encontrá-lo buscando um selo na caixa do aparelho, e a numeração de 20 dígitos aparece ao raspá-lo.

Se o aparelho tiver esse código, é só ir até o site da Xiaomi e inserir a numeração no campo correspondente, para fazer a verificação. O método pode ser usado como uma confirmação imediata, caso a caixa traga o código; porém, a ausência do selo não significa uma invalidação.

Confira se a MIUI é original

Comércios que fazem a venda de celulares falsos costumam fazer alterações na ROM, o que pode resultar no bloqueio do dispositivo, quando o usuário tenta fazer atualização para a versão original.

Se estiver em dúvida sobre a originalidade do produto, é possível tentar atualizar a MIUI pelas configurações do aparelho, e verificar se o processo acontece sem falhas.

Atente-se aos detalhes externos

Imagem: Divulgação

Outra forma de verificar a originalidade é observar os detalhes da carcaça do celular. Uma dica é ir até a página do produto no site oficial da Xiaomi, e comparar com a aparência do aparelho, ou até mesmo com as imagens fornecidas pelo revendedor.

Fique atento ao número de câmeras, a posição do leitor de digitais e até mesmo o local onde está fixado a logo da marca. Nesses casos, o ideal é observar o aparelho em mãos, já que vendedores online podem usar imagens do site oficial e vender o dispositivo errado.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!