Um estudo da Universidade de Edimburgo e do Trinity College Dublin, ambos na Irlanda, aponta que fabricantes de smartphones chineses, como Xiaomi, OnePlus e Realme coletam qualidade alarmante de dados dos usuários, transmitindo-os para diversos locais sem prévia aprovação.

O roubo de dados

  • 70% dos chineses têm Android;
  • Os modelos usados para estudo foram o 9R, Redmi Note 11 e Q3 Pro;
  • Roubos se dão via OS e apps pré-instalados.

Leia mais:

publicidade

Já entre as informações roubadas, estariam IMEI, endereço MAC, coordenadas GPS, número de telefone, padrões de apps, dados de desempenho dos aplicativos, chamadas, SMS, números de contatos, entre outros.

Os pesquisadores indicam que a coleta e transmissão de dados está sendo realizada sem consentimento, além de que eles estariam enviando quantidade preocupante de informações de identificação pessoal para as fabricantes, operadoras de telefonia móvel chinesas e até para provedores de serviços, como a Baidu.

publicidade

“No geral, nossas descobertas mostram quadro preocupante do estado da privacidade dos dados do usuário no maior mercado Android do mundo e destacam a necessidade urgente de controles de privacidade mais rígidos para aumentar a confiança das pessoas comuns nas empresas de tecnologia, muitas das quais são parcialmente estatais.”

Pesquisadores do estudo

Ainda segundo as informações, não há como cancelar a coleta, não parando sequer quando usuário e smartphone deixam a China. As fornecedoras seguem em silêncio sobre o assunto.

Gerenciador de senhas sem senhas? 1Password tornará isso possível

O gerenciamento de senhas 1Password anunciou na última semana que passará a oferecer suporte à opção de criar e desbloquear contas 1Password usando a tecnologia de passkeys (chaves de acesso) baseadas em biometria, eliminando o recurso que é o nome de todo o produto: a senha (password, em inglês).

publicidade

Leia mais aqui.

Imagem destacada: Robson90/Shutterstock

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!