Quando se trata de bicicletas elétricas, ou e-bikes, de montanha de alta qualidade, a italiana Thok é uma das marcas mais populares do ramo. A empresa possui uma parceria em andamento com ninguém menos que a Ducati e produz modelos como o TK-01RR e o MIG-S sob a famosa marca de motocicletas de luxo.

Além disso, a marca possui uma seleção de bicicletas elétricas de alta qualidade e tem planos de entrar no setor de e-MTB ultraleves com seu próximo Projeto 4.

publicidade

Leia mais:

Imagem: Divulgação

Naturalmente, adaptar as instalações para produzir um novo modelo é extremamente caro e demorado. Portanto, para prototipar um novo modelo, as empresas precisam encontrar maneiras criativas de dar vida aos seus conceitos.

publicidade
  • No caso do Thok P4, eles usaram a tecnologia de impressão 3D — mas não qualquer tecnologia de impressão 3D.
  • Ao testar protótipos, essas bicicletas precisam ser capazes de suportar os rigores de uso do mundo real.
  • Portanto, para dar vida ao protótipo P4, a Thok se uniu à Materialise, uma empresa sediada na Bélgica especializada na impressão 3D de componentes aeroespaciais e automotivos.
  • Isso significa que seus produtos impressos em 3D são mais do que capazes de resistir a forças tremendas.
  • A tecnologia da Materialise é chamada de Fusão Seletiva a Laser (SLM), na qual lasers são usados para derreter pó de metal.

Claro, o protótipo é muito diferente do quadro de fibra de carbono completo pretendido para a versão de produção do P4. No entanto, ter um protótipo funcional como esse significa que a Thok pode testar parâmetros importantes como suspensão, geometria do quadro, manuseio e integração com o motor.

Falando em motor, a Thok utilizará o Bosch Performance Line SX para o P4. Este é o sistema de e-bike orientado para desempenho mais recente da Bosch e é considerado um dos mais leves do mercado. A Bosch afirma que a Performance Line SX aproveita o que há de melhor na Performance Line CX e reduz o peso graças a uma carcaça de magnésio.

publicidade
Imagem: Divulgação

Quanto à bateria, a produção do P4 será oferecida com uma ampla seleção de pacotes de bateria. Os ciclistas poderão escolher entre opções de 400, 500, 625 e 750 watt-hora, sendo que o extensor de alcance Powermore de 250 watt-hora da Bosch supostamente é compatível com todos os modelos.

O lançamento oficial da bicicleta elétrica de montanha Thok P4 está previsto para ocorrer em algum momento de 2024.

publicidade

Com informações de InsideEVs.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!