A cerca de 110 quilômetros da moderna cidade de Yulin, na província de Shaanxi no norte da China, a população local desenterra artefatos antigos desde a década de 1940, e agora um grupo de arqueólogos parece ter descoberto a cidade que originou essas relíquias.

Os objetos são feitos de bronze incrustadas com turquesa e peças esculpidas em jade, que datam de mais de 3000 anos atrás, durante a Dinastia Shang, que governou a China de 1600 aC a 1046 aC. Os artefatos provavelmente se originam de um assentamento da Idade do Bronze, no sítio arqueológico de Zhaigou.

publicidade

As ruínas estão espalhadas em 11 colinas e cobrindo mais de 3 quilômetros quadrados, anteriormente, foram encontrados alguns túmulos e estruturas de grande escala, mas agora, os arqueólogos parecem ter encontrado a cidade completa.

Leia mais:

publicidade

Berço da civilização em cidade perdida

Shaanxi, e suas vizinhas Henan e Shanxi, são o berço da civilização chinesa na bacia do Rio Amarelo, tendo sido a capital de 13 dinastias chinesas ao longo de mais de1000 anos, justificando o fato da região estar sendo a origem de muitos achados arqueológicos.

Esse pássaro feito de bronze e incrustado de turquesas foi um dos objetos encontrado no local (Credito: Shaanxi Academy of Archaeology)

As escavações em Zhaigou começaram em 2022 e foi palco da descoberta das maiores e mais ricas tumbas da região. Nove túmulos aristocráticos já foram encontrados no local, onde sete possuíam passagens que indicavam pertencer a antigos líderes, de acordo com o pesquisador Sun Zhanwei, em resposta ao China Daily.

publicidade

As passagens do túmulo simbolizam um alto status social. Nesta hierarquia, aqueles sem status elevado não podiam ter uma passagem para a tumba.

Sun Zhanwei

O centro da cidade descoberta foi construído com uma técnica onde o solo úmido é compactado em um molde ou estrutura, conhecida como taipa de pilão. Também foram encontradas oficinas de artesanato, fornos de olarias e outros edifícios com diferentes funções.

Além disso, foram encontradas peças de bronze de carruagens e restos de cavalos, que podem ser explorados para entender o surgimento desse tipo de automóvel na China.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!