Um vaso sanitário com descarga e idade estimada de cerca de 2.200 anos foi encontrado por arqueólogos na China. A agência de noticias estatal do país afirma que essa descoberta é uma das mais antigas do mundo. 

Ele foi encontrado na cidade de Yueyang por pesquisadores do Instituto de Arqueologia da Academia Chinesa de Ciências Sociais, durante as escavações de dois grandes edifícios nas ruínas do palácio na cidade.

publicidade

Leia mais:

Uma das maiores surpresas relacionadas ao vaso é o sistema de descarga, que apresenta um recurso muito atípico do estimado para esse período histórico. 

publicidade

Fan Mingyang, especialista em design de ferramentas antigas, afirma que esse vaso é “enganosamente avançado”, por causa desse sistema de drenagem de água (a descarga):

Um vaso sanitário, outras partes quebradas e um cano que levava a um poço ao ar livre foram descobertos no verão passado. O “objeto de luxo” provavelmente só teria sido usado por membros de alto escalão do palácio encontrado na província chinesa de Shaanxi.

Liu Rui, membro da equipe de escavação, em entrevista ao China Daily.

Essa é considerada a maior escavação arqueológica no palácio e um “grande valor ao estudo do layout das capitais” das dinastias antigas, afirma o Instituto.

publicidade

Mais informações sobre o vaso descoberto e sua contextualização histórica

  • Estima-se que o vaso tenha entre 2.200 e 2.400 anos de idade – pertencendo ao ”Período dos Estados Combatentes” ou à ”Dinastia Han”.
  • Considerado um ”objeto de luxo” para sua época, esse vaso provavelmente foi usado somente por membros renomados do palácio.
  • Lui acrescenta que, por outro lado, “os servos tinham que derramar água no vaso sanitário toda vez que fosse usado”

Via: Science Alert

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!