Você provavelmente já ouviu falar da regra dos 3 segundos, de que se um alimento cair no chão e for pego em 3 segundos, os microrganismos presentes no ambiente não tem tempo de serem transferidos e ele ainda continua apto para o consumo. Existe até mesmo a versão dos 5 segundos, mas será que isso é mesmo verdade?

No sábado, dia 1, o professor de microbiologia industrial farmacêutica do Centro Universitário Ítalo Brasileiro, Bruno Brunetti, compartilhou em suas redes sociais os resultados do experimento que fez pôr a prova a regra dos 3 segundos.

O teste utilizou dois pedaços de pão, um que caiu no chão e ficou por lá durante 3 segundos e outro que não teve contato com o chão, a fins de comparação. As amostras foram aplicadas em placas de cultura microbiológica separadas e depois analisadas.

O experimento mostrou que a placa de cultura onde o pão que caiu no chão foi aplicado, ficou muito mais contaminada.

publicidade

Se com 3 segundos, a placa de cultura já ficou cheia de bactérias, você deve pensar que com a regra dos 5 segundos o resultado seria muito pior. No entanto, na legenda do vídeo, Brunetti relatou ter feito também o experimento onde o pão ficou mais tempo no chão, mas o resultado foi praticamente o mesmo, independente do tempo.

É fundamental questionar e quebrar essas “crenças populares” sobre alimentos que não têm base científica. É hora de priorizar a verdade e adotar boas práticas de manipulação de alimentos para garantir a SEGURANÇA de nossas refeições.

Bruno Brunetti, em publicação

Leia mais:

Bactérias no chão

Pesquisadores norte-americanos já haviam realizado o mesmo experimento utilizando um pedaço de salame, e destacaram que o principal risco de consumir um alimento que entrou em contato com o chão está na ingestão da bactéria Salmonella Typhimurium.

Essa bactéria, pode sobreviver em ambientes secos por até 4 semanas e se ingerida pode desencadear febres e problemas intestinais. Além dela, existem outros microorganismos encontrados em ambientes como o chão, que causam vômitos e intoxicação alimentar, e não vão respeitar a regra dos 3 segundos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!