A Warner Bros. Discovery afirma que foi surpreendida com o banimento de Barbie no Vietnã. A restrição veio depois da reprodução de um mapa-múndi fictício no trailer. Agora, a empresa se defendeu dizendo que não tinha intenção alguma com a exibição da cena.

Leia mais:

publicidade

Entenda o banimento

  • Nesta semana, o Vietnã proibiu a exibição do filme Barbie, devido à cena do trailer que exibe um mapa com a área chamada “linha dos nove traços” disputada pela China e Vietnã;
  • A linha é representada em mapas chineses para ilustrar as reivindicações do país sobre as áreas do Mar do Sul da China, território rico em reservas de petróleo e gás;
  • Países como Vietnã, Filipinas e Malásia discordam que essa área pertença à China, acusando Pequim de ultrapassar os limites estabelecidos pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, tratado internacional definido pela ONU;
  • Não concedemos licença para o filme americano ‘Barbie’ ser lançado no Vietnã porque contém a imagem ofensiva da linha de nove traços”, disse VI Kien Thanhm, chefe do Departamento de Cinema do Vietnã.

Após o banimento do órgão vietnamita, a Warner se pronunciou. Em entrevista à Variety, um porta-voz da empresa disse que a cena não tem nenhuma intenção além de representar a jornada fictícia da personagem.

O mapa em Barbie Land é um desenho de giz de cera infantil. Os rabiscos retratam a jornada fictícia da Barbie da Terra da Barbie para o ‘mundo real’. Não foi a intenção de fazer nenhum tipo de declaração.

Essa não é a primeira vez que o Vietnã bloqueia lançamentos devido às reivindicações pelo território. Os filmes, Podres de Ricos (2018), Abominável (2019) e Uncharted (2022) deixaram de ser exibidos nos cinemas do país pelo mesmo motivo. Em 2021, a Netflix removeu o filme de espionagem Pine Gap do país.

publicidade

Barbie, que estreia no dia 20 de julho, conta a história da jovem boneca que vive na Barbielândia, onde tudo é perfeito. Quando entra em uma crise existencial, a protagonista precisa encarar uma aventura no mundo real dos humanos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!