O Threads – conhecido popularmente como “Twitter do Instagram” – “não fará nada para encorajar” conversas sobre política nem compartilhamento de notícias. É o que disse Adam Mosseri, head do Instagram, para Alex Heath, editor do site The Verge, numa conversa na própria rede social.

Para quem tem pressa:

  • O editor do site The Verge, Alex Heath, ponderou, no Threads, como (ou se) os veículos de comunicação usariam a nova rede social da Meta;
  • Primeiro, o head do Instagram, Adam Mosseri, respondeu que a plataforma não vai encorajar conversas sobre política nem compartilhamento de notícias;
  • Depois, Mosseri disse que esses assuntos podem trazer mais engajamento e receita, mas não valem a pena para a plataforma.

Os riscos adicionais de escrutínio, negatividade e integridade que acompanham conversas sobre política e notícias do dia (as “hard news” ou “notícias quentes” no jargão jornalístico) não valem o “engajamento ou receita adicional”, escreveu Mosseri.

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Propósito do Threads

Celular com logomarca do Threads e, ao fundo, imagem da nova rede social da Meta
(Imagem: Dado Ruvic/Reuters)

A conversa começou com uma postagem do editor do The Verge. Nela, ele escreveu sobre como os veículos de comunicação usariam (ou não) o Threads. Veja abaixo:

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Post by @alexheath
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“Será interessante ver como os veículos de comunicação vão abraçar ou não o Threads.

A Meta, como empresa, passou os últimos anos distanciando-se ativamente das notícias e literalmente rebaixando-as [na priorização do algoritmo] no FB [Facebook] e IG [Instagram]. Matou a aba de notícias, etc. Agora ameaça retirar todas as notícias em países propondo leis que exigiriam pagamentos aos editores para hospedar seus links.

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Mas se este aplicativo for um concorrente real do Twitter, precisará que a indústria de notícias o adote. A Meta está pronta para isso?”.

Foi aí que veio a primeira resposta do head do Instagram. Leia abaixo:

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Post by @mosseri
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“O objetivo não é substituir o Twitter. O objetivo é criar uma praça pública para comunidades do Instagram que nunca usaram o Twitter de verdade e para comunidades no Twitter (e outras plataformas) que estão interessadas num lugar menos raivoso para conversas, mas não todo o Twitter.

Política e notícias do dia inevitavelmente aparecerão no Threads – também apareceram no Instagram até certo ponto – mas não faremos nada para encorajar isso”.

Então, o editor do The Verge questionou:

Post by @alexheath
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“É porque você não acha que política e notícias fornecem valor em relação às outras [formas de usar a rede social]? Por conta da bagagem que a empresa tem em relação a notícias? Mistura dos dois?”

Ao que o head Mosseri respondeu:

Post by @mosseri
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“Política e notícias quentes são importantes, não quero sugerir o contrário. Mas minha opinião é que, do ponto de vista de uma plataforma, qualquer envolvimento ou receita adicional que eles possam gerar não vale a pena o escrutínio, a negatividade (vamos ser honestos) ou os riscos de integridade que os acompanham.

Existem mais do que suficientes comunidades incríveis – esportes, música, moda, beleza, entretenimento, etc – para criar uma plataforma cheia de energia e entusiasmo sem a necessidade de entrar em política ou notícias do dia”.

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