Threads vs Twitter: veja as diferenças entre as duas redes

O Threads é o novo concorrente do Twitter e já chegou gerando grande expectativa para os usuários. Veja a diferença entre as duas redes
Por Matheus Chaves, editado por Bruno Ignacio de Lima 07/07/2023 12h36, atualizada em 07/08/2023 15h26
threads twitter
Imagem: Ascannio / Shutterstock.com
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Lançado em julho de 2023, o Threads é o novo concorrente do Twitter. A rede social vinculada ao Instagram pertence à Meta e já chegou causando grande expectativa para os usuários, isso porque possui boa infraestrutura para crescimento e, teoricamente, tem o potencial para substituir a rede comprada por Elon Musk.

Basicamente, o Threads é um aplicativo muito parecido com o Twitter. Ele permite que sejam realizados posts com até 500 caracteres, além de ter a possibilidade de adicionar links, fotos e vídeos de até 5 minutos no conteúdo de uma postagem. Mas afinal, qual é a diferença entre Threads e Twitter? Nas próximas linhas, o Olhar Digital detalha todas elas.

Leia também:

Feed

Inicialmente, o Threads apresenta apenas uma única linha do tempo sem cronologia. Outro ponto é que aparecem para o usuário os posts que estão fazendo sucesso no momento e de usuários verificados, tudo junto com as publicações das pessoas que já são seguidas pelo perfil.

Por outro lado, o Twitter possui dois feeds. Um deles é o que segue a ordem cronológica de postagens, com o nome ‘Seguindo’, na qual basicamente mostra as publicações de quem você segue. O outro funciona por meio do algoritmo, nomeado de “Para Você”, dando sugestões de conteúdos conforme as suas movimentações na rede social.

Plataformas

Também inicialmente, o Threads só pode ser utilizado por meio do celular, com aplicativo para Android e iPhone (iOS). Já o Twitter pode ser acessado por qualquer navegador em um computador ou em um smartphone.

Privacidade

No Threads a sua conta é interligada a do Instagram, por isso, todas as suas escolhas de privacidade em uma das redes sociais, será replicada para a outra, como a ocultação de curtidas e bloqueamento de seguidores, além da opção de deixar o perfil fechado.

Entretanto, no Twitter há a possibilidade de bloquear ou silenciar pessoas de maneira independente, sem estar interligado a outras redes sociais. E você também pode escolher aquilo que deseja ver de anúncio, ou mesmo a forma que seus amigos podem lhe encontrar na rede, utilizando apenas o seu telefone ou e-mail.

Coleta de dados

Se tratando de coleta de dados, o Threads, além de já cruzar informações com outros apps da empresa, conta com 14 parâmetros de dados, que abrangem saúde, finanças, aquisições, pesquisas realizadas, identificadores e as informações confidenciais.

Por outro lado, o Twitter é independente e coleta menos dados do usuário e tem apenas 7 parâmetros, incluindo a localização, IDs, dados de uso, a navegação, compras feitas e conteúdo gerado.

Interface

Nesse caso comparativo, o Threads possui quatro botões: home, busca, like e o de criar posts. Já o Twitter, tem esses citados e mais três: com o item de microfone, há os Espaços, que é uma forma de ter conversas de áudio ao vivo. O outro é o botão “Pessoas”, que dá acesso as comunidades, locais para os usuários conectarem, compartilharem e ficarem mais próximas de debates que consideram importante. E por último, o DMs, que são as mensagens diretas para conversas particulares com quem você desejar.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Matheus Chaves
Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Bruno Ignacio de Lima
Colaboração para o Olhar Digital

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia e conteúdo perene. Atualmente, é colaborador no Olhar Digital.