A Meta, companhia mãe de Facebook e Instagram, planeja lançar um aplicativo de microblog chamado Threads, um novo produto que se espera chegar ao mercado na quinta-feira, dias depois que o proprietário do Twitter, Elon Musk, anunciou novas restrições que limitarão quantas postagens os usuários veem naquela plataforma.

Veteranos das redes sociais e analistas veem o aplicativo planejado como um concorrente formidável para o Twitter, que tem enfrentado queda de receita e outros desafios desde que Musk assumiu a empresa em outubro.

publicidade

Leia mais:

Assim como outros gigantes da tecnologia, a Meta tem o histórico de copiar recursos das plataformas concorrentes e implementá-los em seus próprios serviços. Espera-se que a empresa desenvolva o aplicativo de microblog com base em sua base de usuários do Instagram, uma manobra estratégica que pode ajudar o aplicativo a ganhar rapidamente tração.

publicidade

O aplicativo, listado na App Store da Apple e descrito como “esperado” para quinta-feira, permitirá que os usuários mantenham seu nome de usuário do Instagram.

threads
Threads já aparece na App Store com previsão de lançamento para a próxima quinta-feira. Imagem: Olhar Digital

A competição entre as duas empresas ocorre enquanto o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, e Musk discutem publicamente a possibilidade de lutar fisicamente um contra o outro.

publicidade
  • Desde a aquisição do Twitter por Musk em outubro, muitos usuários do Twitter expressaram o desejo de ter uma alternativa.
  • Nos últimos nove meses, a empresa enfrentou vários problemas técnicos, demitiu milhares de funcionários, perdeu usuários e anunciantes, e foi criticada pela forma como modera o conteúdo do serviço.
  • Na semana passada, Musk tomou medidas para limitar quantas postagens os usuários podem ver na plataforma, afirmando que quer combater “níveis extremos de coleta de dados”.
  • Startups como Mastodon, Truth Social e Bluesky ganharam usuários, mas ainda não surgiram como verdadeiras rivais do Twitter.

Há indícios de que algumas das mudanças de Musk estão funcionando. Em junho, o Twitter tinha até 850.000 assinantes de seu serviço Blue, segundo uma estimativa de Travis Brown, um desenvolvedor de software sediado em Berlim que acompanha as plataformas de redes sociais.

Além disso, a nova CEO da empresa, Linda Yaccarino, ingressou na empresa no mês passado, trazendo consigo uma forte rede de contatos, credibilidade e reputação na indústria da publicidade.

publicidade

Por outro lado, espera-se que o Twitter gere US$ 3 bilhões em receita de publicidade em 2023, de acordo com uma estimativa fornecida pela Insider Intelligence. Em 2021, o último ano em que divulgou informações financeiras anuais antes de Musk tornar a empresa privada, o Twitter gerou US$ 4,51 bilhões em receita de publicidade.

O Threads será uma ameaça ao Twitter?

A maior vantagem da Meta será aproveitar seus mais de dois bilhões de usuários mensais ativos do Instagram para lançar seu novo aplicativo. Não está claro o quão amplamente a Meta lançará o aplicativo no momento de seu lançamento, mas se mesmo uma fração de seus usuários do Instagram experimentar, a Meta poderá expandir rapidamente a base de usuários de seu aplicativo de microblog.

O Twitter possui 363,7 milhões de usuários mensais, segundo uma estimativa fornecida pela Insider Intelligence. Mais de 50 milhões de usuários móveis nos EUA usam ambos os aplicativos, de acordo com a Data.ai.

Threads na App Store (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Threads na App Store (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

A Meta tem histórico de copiar com sucesso recursos distintivos de seus concorrentes e lançar produtos semelhantes dentro de seu próprio império de redes sociais. Em 2016, o Instagram lançou o Stories, replicando um produto encontrado no Snapchat. Em 2021, a Meta lançou os Reels, que são semelhantes aos vídeos de formato curto encontrados no concorrente TikTok.

A empresa ainda está aumentando a monetização dos Reels, mas os Stories agora representam mais de um quarto da receita mundial de anúncios do Instagram, de acordo com a Insider Intelligence.

Qualquer produto semelhante ao Twitter lançado pela Meta provavelmente enfrentará uma batalha difícil. Embora a Meta utilize dados do Instagram para lançar seu novo aplicativo, a empresa ainda precisará fazer com que os usuários migrem para o aplicativo.

A Meta também precisará fazer com que os usuários adotem um novo tipo de comportamento. O Instagram sempre foi uma rede social voltada para o visual, então a Meta terá que acostumar os usuários a uma mídia baseada em texto.

O Instagram experimentou a adoção desse comportamento quando lançou o Notes. Esse recurso permite que os usuários compartilhem pequenos textos com seus seguidores do Instagram.

Com informações do The Wall Street Journal.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!