O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP) abriu novas vagas para o Projeto Cecília. O programa de extensão é gratuito e as aulas acontecem virtualmente, abordando conceitos de astronomia, geofísica e meteorologia para estudantes da rede pública.
Leia mais
- Universidades brasileiras criam sensor para detectar Parkinson
- Universidades paulistas se juntam para enfrentar epidemias
- Universidades brasileiras participam da maior competição de foguetes, nos Estados Unidos
Conheça o Projeto Cecília
O projeto oferece aulas gratuitas de astronomia para estudantes e se baseia em disseminar atividades de divulgação científica para escolas da rede pública. Seu nome é uma homenagem à astrofísica Cecilia Helena Payne-Gaposchkin (1900–1979), que foi pioneira em muitas descobertas sobre a composição das estrelas e do universo.
- As escolar sorteadas para participar do projeto deverão organizar turmas que contenham de 20 até 40 alunos; cada turma deverá ser acompanhada por até dois professores responsáveis.
- Os estudantes deverão estar matriculados em escolas da rede pública, entre o 9º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio.
- O Projeto Cecilia é totalmente gratuito e tem duração de duas semanas.
Ao longo do curso on-line, os matriculados realizarão desafios e experimentos simples, usando recursos disponíveis em casa. Além disso, eles serão orientados por jovens cientistas – que são estudantes do IAG e do Instituto de Física da USP.
Por meio de experimentos e exposições didáticas, o Projeto Cecilia realiza um circuito de ciência moderna, atual, efervescente e de fronteira. A intervenção é composta de técnicas de observação astronômicas e telescópios, atividades de reconhecimento de fenômenos meteorológicos e geofísicos, assim como uma discussão mais ampla sobre a evolução da vida, do planeta e do Universo.
Jornal da USP
As inscrições para o Projeto Cecília já estão disponíveis para todas as escolas públicas do Brasil, através do regulamento oficial. O cadastro poderá ser realizado até o dia 19 de julho.
Com informações de Jornal da USP
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!