SpaceX bate novo recorde com lançamentos do Falcon 9

O Falcon 9 decolou levando a nova frota da Starlink, os satélites V2 Mini, uma versão mais turbinada dos já tradicionais satélites da empresa
Lucas Soares10/07/2023 20h16
spacex
Um foguete SpaceX Falcon 9 lança 22 satélites Starlink "V2 Mini" da Estação Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, em 9 de julho de 2023. Foi o 16º lançamento recorde para o primeiro estágio deste foguete.(Crédito da imagem: SpaceX)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A SpaceX bateu um novo recorde de lançamentos com um de seus veículos Falcon 9. Um dos veículos da empresa se tornou o mais usado até então, voando pela 16º vez no último domingo (9), levando consigo uma nova frota de satélites Starlink.

O foguete decolou com 22 unidades do satélite em um voo de pouco mais de 8 minutos. O veículo então pousou na plataforma Just Read the Instructions enquanto o estágio superior subiu rumo ao espaço.

O Falcon 9 é totalmente retornável, essa unidade específica voou 16 vezes, o recorde até então, mas existem outros, com respectivamente 14 e 15 decolagens.

A nova missão do Falcon 9

O Falcon 9 decolou levando a nova frota da Starlink, os satélites V2 Mini, uma versão mais turbinada dos já tradicionais satélites da empresa.

Leia mais:

Esses minissatélites são usados como teste antes da implantação de espaçonaves Starlink V2 em tamanho real, que serão lançadas pelo super foguete Starship (com capacidade para suportar os equipamentos de 1,25 toneladas).

“Os minis V2 incluem tecnologias-chave – como antenas Phased Array mais poderosas e o uso de banda E para backhaul – que permitirá à Starlink fornecer ~ 4x mais capacidade por satélite do que as iterações anteriores”, disse a SpaceX via Twitter em  fevereiro.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.