O estudante Jack Sweeney, responsável pela popular conta do Twitter que rastreia o jato particular de Elon Musk, criou um perfil no Threads

  • “ElonJet chegou ao Threads”, postou a conta “Elon Musk’s Jet” na nova rede social da Meta;
  • Até a publicação desta nota, a postagem tinha quase dez mil curtidas;
  • Já o perfil beira os 110 mil seguidores;
  • Posteriormente, Sweeney tentou chamar a atenção de Mark Zuckerberg buscando uma permissão para ficar na rede social: “@zuck terei permissão para ficar?”. 
Post by @elonmusksjet
View on Threads
Post by @elonmusksjet
View on Threads

A postagem tem um tom irônico. Afinal, em 2022, a conta criada por Sweeney no Twitter foi suspensa por Elon Musk, após novas regras da rede social proibirem o compartilhamento da localização de qualquer pessoa.

publicidade

Leia mais:

O perfil, criado em 2020 no Twitter, compartilha dados disponíveis publicamente sobre a aeronave de Musk. Antes de sua suspensão na rede social, a conta de Sweeney somava mais de 500 mil seguidores.

publicidade

Pouco tempo após finalizar a compra da rede social, Elon Musk disse que seu compromisso com a liberdade de expressão era válido até mesmo para a conta que rastreava seu avião pessoal, prometendo não bani-la. 

“Meu compromisso com a liberdade de expressão se estende até mesmo a não banir a conta que segue meu avião, mesmo que isso seja um risco direto à minha segurança pessoal”.

publicidade

A promessa não durou muito tempo. No final de 2022, Musk implementou a nova política que suspende contas que compartilham coordenadas em tempo real.

A decisão veio após um carro que levava seu filho ser atacado por um motorista desconhecido em Los Angeles (EUA). 

publicidade

Na época, a nova política veio acompanhada de banimentos de diversos jornalistas de veículos de comunicação importantes dos EUA, que cobriam a vida de Musk.

“Me criticar o dia todo tudo bem, mas ‘doxxing’ minha localização em tempo real e colocar minha família em risco não”, disse Elon Musk, na época.

Doxxing é um termo usado para a ação de compartilhar dados sobre alguém – por exemplo: nome pessoal, telefone e localização – na internet com a intenção de perseguição ou assédio.

Com informações The Independent e The Guardian

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!