Distante das atuais mídias sociais, o Tumblr decidiu se render as novas estratégias da internet e atualizar significativamente sua plataforma. De acordo com um memorando publicado no Tumblr Staff, o microblog irá realizar uma reformulação que adicionará recomendações algorítmicas aos feeds dos usuários — uma “receita” utilizada com sucesso pelo TikTok.
Segundo o documento, a nova estratégia, que trará outros recursos, chega após a rede observar algumas deficiências na plataforma. “O problema subjacente é que o Tumblr não é fácil de usar. Ser uma marca de 15 anos é difícil porque ela carrega a bagagem das impressões preconcebidas de uma pessoa sobre o Tumblr.”
Leia mais!
- Renascimento? Após polêmicas do Twitter, downloads do Tumblr aumentam quase 60%
- Cansou do Twitter? Conheça plataformas que podem substituir a rede social de Elon Musk
- Cansou dos anúncios do Tumblr? Agora você pode pagar para removê-los
O que você precisa saber:
- O memorando do Tumblr não oferece detalhes sobre a reformulação;
- No entanto, a empresa disse que um de seus principais objetivos será “entregar um ótimo conteúdo toda vez que o aplicativo for aberto”, se referindo ao seu atual feed como “desatualizado”;
- Além disso, a companhia adicionou que trará recursos mais amigáveis ao criador, incluindo melhorias na maneira como as respostas e os reblogs funcionam, o que será fundamental para atrair novos usuários.
Ser um novo criador no Tumblr pode ser intimidador, com grande probabilidade de sair ou se decepcionar ao compartilhar criações sem receber engajamento ou feedback. A falta de feedback decorre da decisão desatualizada de mostrar apenas o conteúdo de blogs seguidos no feed do painel principal (“Seguindo”), perpetuando um ciclo em que blogs populares continuam ganhando mais visibilidade à custa de ajudar novos criadores.
Não é preciso ser um especialista em redes sociais para notar que as mudanças mencionadas pelo Tumblr são parecidas com as estratégias do TikTok — também não sendo uma surpresa uma rede social se basear na fórmula de outra para se atualizar.
Conforme análise do Engadget, considerando que a interface principal do Tumblr não mudou muito em seus 15 anos de existência, a nova direção pode trazer mudanças significativas para a dinâmica geral da plataforma. Além disso, o upgrade pode, de fato, alavancar o produto, já que hoje em dia redes sociais com visibilidade e recursos intuitivos é o que usuários e anunciantes mais prezam.
Vale lembrar que desde 2019 o Tumblr é de propriedade da Automatic. Desde a compra, a empresa vem tentando dar nova vida ao blog à la Elon Musk com o Twitter, adicionando assinaturas e outros recursos pagos — até agora, pouca coisa funcionou.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!