Abraçar o potencial da IA (inteligência artificial) ​​pode ajudar funcionários a trabalharem aproximadamente 390 horas a menos por ano. É o que revelou um estudo que entrevistou trabalhadores nos EUA, Canadá, Alemanha e Reino Unido.

Para quem tem pressa:

  • Uma pesquisa revelou que abraçar o potencial da IA pode ajudar funcionários a trabalharem aproximadamente 16 dias a menos por ano;
  • No entanto, o estudo também apontou que os trabalhadores ainda estão preocupados com o impacto que as novas tecnologias podem ter em seus empregos;
  • Além disso, os funcionários que aproveitam a nova tecnologia estão longe de ser a maioria, de acordo com a pesquisa;
  • Mesmo assim, os trabalhadores entrevistados acham que a IA inevitavelmente fará parte das suas rotinas no trabalho um dia.

A pesquisa também apontou que os trabalhadores ainda estão preocupados com o impacto que as novas tecnologias podem ter em seus empregos.

publicidade

Leia mais:

O estudo foi conduzido pelo Censuswide para a Visier, uma plataforma de análise baseada em nuvem projetada para auxiliar pessoas e empresas na tomada de decisões.

publicidade

IA no trabalho

Mão robótica pressionando uma tecla de um notebook com linhas de ações financeiras na tela
(Imagem: ktsdesign/Shutterstock)

A pesquisa descobriu que os funcionários do Reino Unido que já estão adotando a IA no local de trabalho economizam 1,55 horas por dia. No ano, isso equivale a pouco mais de 16 dias.

No entanto, os funcionários que aproveitam a nova tecnologia estão longe de ser a maioria, de acordo com o estudo.

publicidade

Isso porque cerca de 56% dos funcionários entrevistados disseram que seus empregadores não estão incentivando o uso de IA no trabalho.

Além disso, 53% responderam que estão preocupados com a possibilidade de a IA substituir as habilidades que eles possuem atualmente e tirar seus empregos.

publicidade

A pesquisa recebeu respostas de 3.030 pessoas com 18 anos ou mais que trabalhavam em empresas com mais de 250 funcionários entre 25 e 31 de maio.

Trabalhar com IA

Mulher usando iMac, um modelo de computador da Apple
(Imagem: fauxels/Pexels)

Apesar do potencial de economia de tempo da IA, o estudo mostra que os trabalhadores se sentem ambivalentes sobre como a nova tecnologia afetará sua vida profissional.

Mais de um em cada três (36%) disse que a IA os deixará mais estressados ​​no trabalho, enquanto 37% disseram estar preocupados com o fato de seu trabalho ser menos preciso por causa da IA.

Além disso, cerca de 38% estão preocupados que a IA possa comprometer a privacidade dos dados.

Embora temam as consequências da implantação da IA ​​no local de trabalho, mais de dois em cada três (67%) acham que o desenvolvimento de habilidades de IA será importante para o crescimento futuro de sua carreira.

Isso mostra que eles acham que a IA inevitavelmente fará parte das suas rotinas no trabalho um dia.

Porém…

Pessoa usando notebook em cima de mesa com papeis e celular em volta
(Imagem: nappy/Pexels)

Ao mesmo tempo, os trabalhadores não pensam necessariamente que serão suas habilidades de IA que lhes darão uma promoção no futuro.

Cerca de 40% dos funcionários estudados para a Visier acham que as habilidades sociais são as mais importantes para apoiar o crescimento na carreira, enquanto 43% acreditam que as habilidades de liderança são.

Apenas 10% dos funcionários achavam que habilidades técnicas – como dominar o uso de tecnologia emergente – eram um aspecto crucial para progredir em suas carreiras.

Cerca de 40% acham que a IA melhorará o equilíbrio entre vida profissional e pessoal e 31% acham que ajudará a diminuir a lacuna de habilidades na força de trabalho do Reino Unido.

Com informações de Euronews (em inglês)

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!