Uma alta tecnologia, que pode realizar mudanças gigantescas, facilitando a solução de problemas no futuro, a computação quântica é uma área que reúne grande diversidade de informações abrangendo a ciência da computação.

Leia também:

publicidade

O que é computação quântica?

A computação quântica busca criar máquinas para serem capacitadas o suficiente para realizarem cálculos complexos de maneira mais eficiente do que os computadores tradicionais.

Atualmente, a computação tem como base o “bit”, que é um sistema que consegue assumir apenas uma informação: falso ou verdadeira (0 e 1). Esse processo acontece por meio da passagem da corrente elétrica por mecanismos semicondutores.

publicidade

Por outro lado, os computadores quânticos utilizam como base os bits quânticos ou como também são conhecidos: qubits e assim fazem o processamento computacional.

Computação quântica: como ela funciona

Na computação quântica acontece o fenômeno chamado de superposição, que é quando um qubit pode existir em vários estados de maneira simultânea, fazendo então com que o computador tenha a capacidade de realizar diversos cálculos ao mesmo tempo.

publicidade

Outro processo essencial que acontece é o emaranhamento, no qual dois qubits se vinculam. Assim, o estado de um qubit depende do outro, fazendo com que cálculos que são consideráveis impossíveis de serem realizados por computadores tradicionais, possam ser solucionados por meio da tecnologia quântica.

Vantagens da computação quântica

Nessa tecnologia, os qubits levam vantagem se comparados aos bits convencionais, pois não são limitados somente aos estados 0 e 1. Os qubits conseguem suportar muitos estados ao mesmo tempo, se tornando mais capaz em seu processamento.

publicidade

Isso pode facilitar e gerar ótimas soluções para problemas complexos, auxiliando na condução de trabalhos que atualmente parecem ser impossíveis de serem realizados.

A inovação também possibilita que a máquina realize processos com grandes conjuntos de dados, tornando a computação quântica ideal para a analise de sistemas complexos. Mais uma vantagem é a capacidade para a realização de cálculos paralelos, aumentando consideravelmente a velocidade de processamento de informações.

Outros benefícios são: grande capacidade de armazenamento de informações, garantia de maior segurança para as comunicações e a possibilidade de ser utilizada a computação quântica em diversas áreas, como finanças, medicina e logística.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!