Dentes só crescem duas vezes na vida: uma vez na infância e outra quando os dentes de leite caem, dando lugar aos permanentes. Cientistas japoneses querem desafiar isso e estão desenvolvendo uma droga que faz com que os dentes possam crescer do zero por uma terceira vez. A inovação pretende ajudar pessoas que sofrem com problemas dentários.

Leia mais:

publicidade

Droga para crescer os dentes

Os cientistas do Medical Research Institute Kitano Hospital, em Osaka, no Japão, estão avançando no desenvolvimento de um medicamento que pode permitir o crescimentos dos dentes.

A pesquisa já usou a droga com sucesso para estimular o crescimento de dentes de “terceira geração” em animais, como camundongos e furões. Para isso, os pesquisadores usaram um neutralizador que bloqueia a ação do gene USAG-1, que limita o crescimento dentário.

publicidade
Droga vai ajudar no tratamento de crianças com sinais de doenças dentárias (Imagem: Seregraff – Shutterstock)

Importância

  • Anomalias dentárias genética atingem cerca de 1% das pessoas no mundo todo, sem contar as complicações devido a outras condições dentárias durante a vida adulta.
  • Há também pessoas que nunca desenvolveram dentes em primeiro lugar, uma condição conhecida como anodontia ou agenesia dentária.
  • De acordo com um comunicado no site da clínica, a inovação visa “fornecer um medicamento terapêutico para pacientes com edentulismo congênito (pessoas totalmente ou parcialmente desdentadas)” e, assim, contribuir para o desenvolvimento de uma cura.
  • Com a droga para regeneração dos dentes, será possível oferecer uma opção para indivíduos com essas anomalias ou que os perderam devido a cáries graves ou doenças.
Previsão é que medicamento poderá ser usado por dentistas a partir de 2030 (Foto: Shutterstock)

Status da droga

Os ensaios clínicos estão marcados para começar em julho de 2024 e a droga deve ficar disponível para uso até 2030.

Segundo o Dr. Katsu Takahashi, chefe do departamento de odontologia e cirurgia oral do Medical Research Institute Kitano Hospital, quando estiver apta para o uso humano, a droga será usada no tratamento de crianças de 2 a 6 anos que apresentam sinais de anodontia.

publicidade

Com informações de Euronews

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!