Um orbitador meteorológico capaz de capturar relâmpagos quase em tempo real — durante o dia ou noite — foi lançado pela Europa em dezembro de 2022. As câmeras do satélite Meteosat Third Generation conseguem capturar imagens de mais de 80% da superfície do planeta, fornecendo imagens de forma quase que instantâneas.

Leia mais:

publicidade

A Agência Espacial Europeia revelou algumas imagens capturadas pelo Meteosat na semana passada, revelando relâmpagos sobre regiões como a Europa Ocidental, África e América do Sul. Essas imagens foram compartilhadas enquanto a agência calibrava o satélite — que deve se tornar totalmente operacional até o final do ano.

Meteosat Third Generation

  • O Lightning Imager do satélite é equipado com quatro câmeras, cada uma delas com cinco lentes.
  • Elas são capazes de capturar um único flash de relâmpago — que dura apenas 0,6 milissegundos, e é muito mais rápido que um piscar de olhos.
  • Além disso, os sensores conseguem capturar fotos nítidas a 1.000 imagens por segundo.

Somos capazes de detectar até mesmo um único raio, enquanto o GOES pode detectar apenas um grupo de eventos. E em termos de energia, podemos detectar relâmpagos mais fracos.

Guia Pastorini, gerente de engenharia de projetos da Leonardo SpA (empresa responsável pelo gerador de imagens do Meteosat).

Os dados desse gerador de imagens podem ser úteis na previsão do tempo, afirma Carlo Simoncelli, gerente de programa da Leonardo SpA.

publicidade

Os relâmpagos estão associados a tornados, e há um grande aumento de relâmpagos que permanecem nas nuvens cerca de meia hora antes de um tornado, e identificar isso “nos dá a capacidade de alertar antecipadamente sobre eventos que podem ser catastróficos”, complementa Simoncelli.

Com informações de The New York Times

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!