Terminou sem acordo a última rodada de negociações entre o sindicato dos atores de Hollywood (SAG-AFTRA) e os representantes dos grandes estúdios (AMPTP). A informação é da Variety, que destacou que o contrato entre as partes expirou oficialmente na madrugada desta quinta-feira (13). Com isso, o anúncio da greve é apenas uma questão de tempo.

Leia mais

publicidade

Em comunicado oficial, o SAG-AFTRA revelou que o comitê de negociações aprovou de forma unânime a recomendação de greve. A diretoria do sindicato deve se reunir para oficializar a paralisação nas próximas horas.

Fran Drescher, presidente do sindicato dos atores, disse que os estúdios responderam de forma “insultante e desrespeitosa” aos pedidos da categoria.

publicidade

“O SAG-AFTRA negociou de boa fé. Estávamos ansiosos para chegar a um acordo que atendesse suficientemente as necessidades dos atores, mas as respostas da AMPTP às propostas mais importantes que trouxemos à mesa foram insultantes e desrespeitosas à nossa contribuição massiva para esta indústria. Os estúdios se recusaram a abordar significativamente alguns tópicos, e em outros apenas bloquearam nossas propostas. Até que eles estejam prontos para negociar de boa fé, não podemos nem começar a pensar em um acordo”.

Já a AMPTP liberou uma declaração oficial afirmando estar “profundamente desapontada pela decisão do sindicato de abandonar as discussões”.

“Esta é uma escolha do SAG, e não nossa. Fazendo isso, o sindicato rejeitou as propostas históricas que trouxemos para a mesa, incluindo aumentos de pagamento, de residuais e de aposentadorias, ampliação dos planos de saúde oferecidos pelos estúdios, proteções para atores no processo de escalação, diminuição dos períodos de contrato para séries de TV, além de um regulamento ousado sobre o uso da inteligência artificial para reproduzir a aparência dos intérpretes. Ao invés de continuar as negociações a partir desse ponto, o SAG-AFTRA nos colocou em um caminho que só vai aumentar as dificuldades financeiras de milhares de pessoas que necessitam da nossa indústria para colocar comida na mesa”.

Impactos da decisão

  • Os atores de Hollywood não entram em greve desde 1980.
  • A paralisação não só deve barrar as filmagens de muitos projetos que contam com intérpretes filiados ao SAG, como também impedir a participação desses atores em eventos de imprensa para filmes que já estão completos e a caminho dos cinemas.
  • Com a pressão adicional da greve dos roteiristas, já em curso há dois meses, a maioria dos projetos dos grandes e pequenos estúdios americanos devem ser completamente paralisados até a assinatura de novos contratos.
  • Os dois sindicatos não entram em greve juntos desde 1960.

Regras da paralisação de Hollywood

  • O sindicato dos atores dos Estados Unidos já definiu as regras para a paralisação dos profissionais de Hollywood.
  • Os atores não poderão atuar nem promover nenhum título, seja ele um filme, série, entrevistas coletivas, pré-estreias, tapetes vermelhos e divulgações em eventos como a San Diego Comic-Con ou em redes sociais.
  • Por outro lado, os profissionais estão liberados para participar de convenções desde que não participem de painéis que promovam títulos recém lançados ou trabalhos futuros.
  • Veja mais informações sobre o assunto clicando aqui.

Com informações de Omelete.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!