Apesar da versão mais antiga do sistema ter perdido o suporte oficial da Microsoft, o Windows 11 continua vivo e receberá em breve um novo pacote repleto de novidades. Estamos falando do Windows 11 23H2 (ou Moment 4).

Entre os recursos mais aguardados está a chegada do Copilot, novo assistente de IA que substitui a Cortana.

Leia mais sobre o Windows 11:

O que tem de novo no Windows 11 23H2

Explorador de Arquivos

O Explorador de Arquivos terá um visual mais refinado na próxima versão do Windows 11, incluindo a presença de uma nova galeria integrada para visualizar imagens. Se trata da WinUI 3, uma nova linguagem de design que será adotada pelos aplicativos da Microsoft.

publicidade
Novo explorador de arquivos do Windows 11. Imagem: Divulgação/Microsoft

Suporte para arquivos .RAR

Falando em arquivos, outra nova adição é o suporte nativo para arquivos compactados nos formatos RAR e 7Z. Até então, era preciso baixar outro programa para conseguir lidar com essas extensões de arquivo. Talvez o mais popular deles seja o WinRAR (lembra dele?).

Imagem: Divulgação/Microsoft

Backup mais intuitivo

O Windows 11 Moment 4 também tem uma ferramenta de backup que facilita na hora de salvar arquivos importantes na nuvem e mantém até ícones e atalhos do sistema no mesmo lugar caso o usuário precise restaurar tudo do zero, por exemplo.

Windows Copilot

Outra novidade aguardada pelos usuários é a chegada do Copilot. O assistente alimentado por IA (inteligência artificial) funciona basicamente como o novo Bing, só que integrado ao Windows.

Windows Copilot
Imagem: Divulgação/Microsoft

O bot chega para tomar o lugar da Cortana e usa o modelo de linguagem GPT-4 (o mesmo do ChatGPT pago). A ferramenta promete melhorar a interação com o usuário e deve vir com funções inéditas.

Outras novidades

  • Um recurso aguardado pelos gamers de plantão também deve vir na próxima atualização do SO. Se trata do controle de acessórios e periféricos com iluminação RGB pelo próprio Windows, sem depender de aplicativos de terceiros.
  • A Microsoft planeja trazer uma versão mais completa do mixer de volume, permitindo ao usuário ajustar o som de um navegador ou aplicativo direto pela barra de tarefas.
Imagem: Reprodução/Windows Latest
  • A opção de desagrupar ícones e mostrar os nomes dos programas na barra de tarefas também deve voltar no Moment 4. Até aqui, a única opção é usar ícones “juntinhos” e sem rótulo, mesmo com poucos aplicativos abertos.
  • O teclado virtual do sistema também terá mais emojis. O sistema da Microsoft continua atrás dos concorrentes neste quesito.
  • Por fim, o saudoso Paint, que ganhou uma versão repaginada no Windows 11, também deve receber um novo tema escuro.

Quando a atualização do Windows 11 será lançada?

O Windows 11 23H2 chega em algum momento entre setembro e outubro de 2023, considerando os últimos cronogramas de lançamento da Microsoft. Ainda não foi divulgada uma data oficial pela empresa.

Vale destacar que já circulam notícia sobre o sucessor do sistema, o Windows 12. A próxima versão do Windows deve vir em 2024. Ainda não foi confirmado se alguma das funções listada acima será reservada para a próxima grande atualização do SO.

Com informações do Windows Latest e Microsoft

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!