A Microsoft está cumprindo sua promessa de lançar o Windows Copilot para beta testers do Windows 11 ainda em junho.

A versão atual do Windows Insider Dev Channel (23493) inclui acesso antecipado ao Windows Copilot, suporte nativo para arquivos RAR e 7-Zip, nova página inicial de configurações e até mesmo melhor mixer de volume.

publicidade

Leia mais:

Windows Copilot

A Microsoft anunciou pela primeira vez o Windows Copilot na compilação no início deste ano, e a versão que os testers podem acessar hoje funciona como uma barra lateral encaixada no lado direito do Windows 11.

publicidade

Ele não se sobrepõe ao conteúdo da área de trabalho e é executado sem obstruções ao lado das janelas de aplicativos abertas, permitindo que você interaja com o Windows Copilot sempre que precisar

Equipe do Windows, em postagem de blog, nesta quinta-feira (29)

Você pode fazer perguntas ao Windows Copilot com inteligência artificial que o Bing Chat normalmente responde ou até mesmo ordenar comandos do sistema, tais como:

  • Mude para o modo escuro;
  • Tire uma captura de tela;
  • Ative o não perturbe.

publicidade
Imagem: Divulgação/Microsoft

O Windows Copilot também pode ser usado, assim como a barra lateral do Bing no Microsoft Edge, para resumir o conteúdo que você está vendo na web ou para criar imagens e texto gerados por IA.

A Microsoft diz que fornecerá “recomendações em linha que consideramos relevantes por meio de anúncios no Bing”, portanto, você também verá anúncios nessa interface.

publicidade

Como esta é uma prévia, o Windows Copilot não é totalmente funcional, portanto, ele controla apenas algumas configurações básicas do Windows e ainda não há suporte a plug-ins de terceiros. “Com o tempo, recursos serão adicionados à medida que refinamos a experiência do Windows Copilot com o Windows Insiders”, comentou a Microsoft.

Suporte nativo a arquivos RAR e 7-Zip

  • Se você é fã de arquivos RAR ou 7-Zip, a Microsoft está finalmente adicionando suporte nativo;
  • Os formatos de arquivo adicionais incluem tar, 7-zip, RAR, gz e muitos outros usando o projeto de código aberto libarchive;
  • A Microsoft alerta que deve haver alguns problemas iniciais de desempenho com esse novo suporte, pois trabalha para melhorá-lo em compilações futuras do Windows Insider.

A Microsoft disse no evento Build que esse suporte aprimorado ao formato de arquivo será enviado a todos em setembro. “Também planejamos fornecer suporte para a criação desses arquivos nesses formatos em 2024”, disse Sharla Soennichsen, gerente de produto da Microsoft.

Imagem: Divulgação/Microsoft

Novo mixer de som

Outro recurso que os Windows Insiders agora poderão testar oficialmente é uma IU de mixer de volume aprimorada na seção Configurações rápidas do Windows 11.

“A experiência de configurações rápidas de áudio atualizada traz um mixer de volume moderno que permite a personalização rápida de áudio em aplicativo-base, com controle adicional para trocar dispositivos em tempo real. Também adicionamos um novo atalho de teclado (WIN + CTRL + V) para levá-lo diretamente ao mixer de volume para um controle mais rápido da experiência.

Equipe do Windows, em postagem de blog, nesta quinta-feira (29)

Imagem: Divulgação/Microsoft

Nova página de Configurações

A Microsoft também está adicionando nova página inicial de Configurações ao Windows 11. Ela agora inclui visão geral do dispositivo que você está usando, combinada com configurações importantes.

Agora, você mergulha imediatamente na seção do sistema de Configurações, então esta nova página inicial foi projetada para ser menos chocante com até sete cartões de informações.

Você poderá visualizar informações sobre assinaturas do Microsoft 365 ou Xbox, gerenciar dispositivos Bluetooth, personalizar rapidamente um papel de parede e verificar a quantidade de armazenamento em nuvem do OneDrive que ainda resta.

Por fim, a Microsoft está testando um novo recurso de sugestões para Snap Layouts no Windows 11. Ao passar o mouse sobre minimizar ou maximizar, haverá ícones de aplicativos exibidos com base em quais aplicativos funcionariam melhor encaixados um ao lado do outro.

Com informações de The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!