Diablo 4: devo jogar Diablo 2 e 3 antes para entender a história?

A história da franquia Diablo é fenomenal, mas será que é necessário jogar Diablo 2 e 3 antes do quarto jogo da série?
Por Danilo Oliveira, editado por Bruno Ignacio de Lima 14/07/2023 11h20, atualizada em 07/08/2023 12h46
Diablo IV (Imagem: divulgação/Blizzard)
Diablo IV (Imagem: divulgação/Blizzard)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A franquia Diablo é uma das mais importantes do mundo dos games, tendo criado uma espécie de subgênero por si só, além de ter servido de inspiração para dezenas de outros jogos e ter ficado marcada na história. Um dos motivos para tanto sucesso é sem dúvidas a cativante e envolvente história de cada um dos capítulos da franquia, mas com o lançamento de Diablo 4 é normal surgir a dúvida: devo jogar Diablo 2 e 3 antes do 4?

Leia também:

Devo jogar Diablo 2 e 3 antes?

Apesar dos jogos serem totalmente interligados e possuírem uma história compartilhada entre si, não é necessário jogar Diablo 2 e 3 antes de partir para Diablo 4. Apesar da história ser uma só na franquia, cada jogo é contado de forma única e funcionam de formas individuais, sem a necessidade de conhecimento prévio de outros jogos da série para entender e absorver a história que está sendo contada.

Apesar disso, é válido dizer que caso você opte por jogar Diablo 2 e 3 antes, ou até mesmo parta do início e jogue desde o primeiro jogo da franquia, você terá um entendimento ainda melhor da história. Além disso, você também entenderá referências e compreender melhor os acontecimentos marcantes no universo da franquia, sem falar em todo o conhecimento da lore do mundo de Diablo que poderá ser adquirido.

Posso começar do começo?

Agora você já sabe que pode começar Diablo 4 sem antes ter jogado Diablo 2 e 3 sem preocupações, assim como na realidade você pode iniciar por qualquer capítulo da franquia. Como foi dito, caso você opte por começar do primeiro jogo, ira captar mais detalhes da história e irá entender as referências que o jogo faz, mas não necessariamente é essa a melhor escolha.

DIABLO® II: RESURRECTED
Blizzard Entertainment/Divulgação

Vale lembrar que o primeiro Diablo foi lançado em 1996, então é natural que seus gráficos, jogabilidade e demais características não tenham envelhecidos tão bem e não agradem à maioria, o que pode acabar fazendo você se afastar até mesmo dos títulos mais atuais.

Quanto a Diablo 2, ele acabou ganhando uma remasterização completa, que torna o jogo muito mais atual e convidativo a novos jogadores e pode ser um ótimo ponto de partida, assim como o 3 que possui mecânicas atuais e renovadas. E claro, começar pelo mais recente Diablo 4 é também uma ótima opção, uma vez que o jogo por ser o mais recente, possui tecnologias mais avançadas e atualizadas.

De qualquer maneira, se você quiser jogar Diablo 4 sem nunca ter tido contato com outros jogos da franquia, ou ainda se jogou eles, mas não se lembra da história, o Olhar Digital te conta tudo sobre o enredo dos jogos aqui!

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Danilo Oliveira
Colaboração para o Olhar Digital

Danilo Oliveira é jornalista formado pela Universidade Cruzeiro do Sul, amante de jogos, quadrinhos e Puroresu. Atualmente é colaborador do Olhar Digital, podcaster e diretor de comunicação.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.