Fim do gatonet? Anatel cria novas exigências para venda de TV box

No início do ano, Anatel já bloqueou dispositivos irregulares do TV Box, acusados de pirataria. São os famosos gatonet
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi 14/07/2023 16h02, atualizada em 14/07/2023 16h43
Imagem de uma mão segurando um controle remoto, com uma TV ao fundo exibindo vários programas
Imagem: Said Marroun/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em março desse ano, a Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) começou uma operação de bloqueio de TV box piratas, o famoso “gatonet”. Nem todos os dispositivos desse tipo são ilegais, mas, para impedir a venda daqueles que são, agora a agência criou novas regras na hora de liberá-los.

Leia mais:

O que aconteceu

A Anatel criou mais exigências técnicas para homologar os aparelhos de TV box no Brasil e, assim, acabar com a venda daqueles que permitem atividades ilegais. O gatonet, como é conhecido, permite o acesso a canais de TV a cabo e streamings sem nenhum tipo de pagamento.

O argumento da agência é que os novos requisitos são necessários para verificar se os aparelhos que estão sendo vendidos não violam o direito autorais das obras audiovisuais. Eles passarão a valer a partir de 11 de setembro.

Modelos de Chromecast, Apple TV e Fire Stick lado a lado
Chromecast, Apple TV e Fire Stick são alguns modelos de TV Box com homologação da Anatel para funcionar no Brasil (Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)

Novos requisitos do TV box

Os novos requisitos vão analisar:

  • A presença de softwares ou aplicativos irregulares, de acordo com a lista da Anatel.
  • A presença de softwares, aplicativos, funcionalidades ou instruções que permitam o acesso irregular a qualquer obra audiovisual.
  • O sistema operacional do TV box, procurando se há especificações que fornecem maiores privilégios de uso ou configuração do que o permitido pela Anatel.
  • A presença de aplicativos ou softwares terceiros, que não são disponibilizados pela loja de aplicativos padrão de um dispositivo regular.
  • Se o TV box permite alguma forma de comunicação não documentada, ou seja, que permita que atualizações, instalações ou updates irregulares sejam feitos sem rastros.

Histórico

No início desse ano, a Anatel já havia bloqueado diversos aparelhos de gatonet que estariam realizando atividades irregulares. O Olhar Digital já falou sobre isso aqui.

tv box
Se o TV Box vier sem o selo da Anatel, corra! (Imagem: Shutterstock)

Como saber se seu TV box é gatonet

Os TV Boxes permitidos pela Anatel são a Apple TV, Google Chromecast, Xiaomi Mi TV, Stick Amazon Fire TV e Roku Express.

Para saber se qualquer aparelho que não seja dessas empresas é pirata, observe:

  • Se o aparelho vem adesivado. O dispositivo regular vem com um selo de homologação na Anatel — se não tiver nada, é pirata.
  • Se o selo vem com um número de fábrica. Esse número refere-se ao Certificado de Homologação e é possível pesquisar sua procedência no sistema Mosaico/SCH ou no Painel de Dados Anatel.
  • Se for gratuito, é pirata. Nenhum aparelho permite nada totalmente de graça e se o vendedor anunciar que o TV Box te dá acesso irrestrito a canais, streamings e programas sem nenhum tipo de pagamento, é pirata.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.