Seis dicas de como medir a efetividade do atendimento ao cliente

Você já falou com seu cliente hoje? Se sim, isso é ótimo. Mas sabe como ele se sentiu depois da conversa? Isso é fundamental!
Por Eric Garmes, editado por Bruno Capozzi 15/07/2023 07h29
Relacionamento com o cliente como melhorar
Imagem: 13_Phunkod/Sutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Você já falou com seu cliente hoje? Se sim, isso é ótimo. Mas sabe como ele se sentiu depois da conversa? Bom, muitas empresas estão preocupadas em personalizar o atendimento, mas esquecem de saber se as estratégias adotadas estão sendo satisfatórias. Perguntar como foi a experiência no relacionamento entre sua empresa e o cliente é de fato o que faz a diferença.

Ofertas

Kit de Costura E Linhas Completo C/ 96 Peças, Kit Costura, Kit de Costura, Costura, Linha de Costura, Agulha de Costura, Costura Acessórios, Para Reparo Com Estojo Preto
Vendido por Amazon
Kit de Costura E Linhas Completo C/ 96 Peças, Kit Costura, Kit de Costura, Costura, Linha de Costura, Agulha de Costura, Costura Acessórios, Para Reparo Com Estojo Preto
De: R$ 49,99
Por: R$ 26,90
Caderneta Ciceros Clássica Sem Pauta 14X21 Vermelho Quente, Cicero
Vendido por Amazon
Caderneta Ciceros Clássica Sem Pauta 14X21 Vermelho Quente, Cicero
De: R$ 79,99
Por: R$ 49,80
Genérico Organizador Livreiro Padrão Moderno com 1 Prateleira para Sala, Escritório, Quarto, Cozinha, Madeira Preta
Vendido por Amazon
Genérico Organizador Livreiro Padrão Moderno com 1 Prateleira para Sala, Escritório, Quarto, Cozinha, Madeira Preta
De: R$ 252,99
Por: R$ 194,99
Estante 3 Prateleiras - Sapateira Organizadora, Prateleira Para Livros, Estante De Livros Multiuso Para Cozinha, Sala Ou Escritório
Vendido por Amazon
Estante 3 Prateleiras - Sapateira Organizadora, Prateleira Para Livros, Estante De Livros Multiuso Para Cozinha, Sala Ou Escritório
De: R$ 39,80
Por: R$ 28,31
Case Bolsa Estojo De Viagem Capa De Proteção Nintendo Switch - Preto
Vendido por Amazon
Case Bolsa Estojo De Viagem Capa De Proteção Nintendo Switch - Preto
De: R$ 45,99
Por: R$ 35,90
Flying Rope Hero - Spider Fighter Superhero Action Games
Vendido por Amazon
Flying Rope Hero - Spider Fighter Superhero Action Games
Por R$ 91,47
Prisoner Transport Bus driver - Prisoner Bus Games
Vendido por Amazon
Prisoner Transport Bus driver - Prisoner Bus Games
Por R$ 64,47
Offroad Jeep Driving Simulator 3D - Ultimate 4x4 Offroad Mountain Driving Games
Vendido por Amazon
Offroad Jeep Driving Simulator 3D - Ultimate 4x4 Offroad Mountain Driving Games
Por R$ 79,95
Ar-Condicionado Split HW Elgin Eco Inverter II Wi-Fi 12.000 BTUs R-32 Quente/Frio 220V
Vendido por Amazon
Ar-Condicionado Split HW Elgin Eco Inverter II Wi-Fi 12.000 BTUs R-32 Quente/Frio 220V
Por R$ 2.869,00
Freezer Vertical Consul 231 Litros - CVU26FB 110V
Vendido por Amazon
Freezer Vertical Consul 231 Litros - CVU26FB 110V
Por R$ 3.257,90
WAP Ventilador de Torre AIR SILENCE com 4 Ní­veis de Velocidade, Time de até 15 Horas e Desligamento Automático 127V
Vendido por Amazon
WAP Ventilador de Torre AIR SILENCE com 4 Ní­veis de Velocidade, Time de até 15 Horas e Desligamento Automático 127V
De: R$ 599,90
Por: R$ 499,90
MONDIAL Ventilador de Mesa 40cm Super Power, Branco/Azul, 140W, 110V - VSP-40-W
Vendido por Amazon
MONDIAL Ventilador de Mesa 40cm Super Power, Branco/Azul, 140W, 110V - VSP-40-W
De: R$ 189,90
Por: R$ 144,90
Climatizador de Ar Digital Midea 127V 60Hz
Vendido por Amazon
Climatizador de Ar Digital Midea 127V 60Hz
De: R$ 529,99
Por: R$ 412,69
Monitor Gamer IPS 24 Polegadas, Full HD, 180Hz, 1ms, HDR400, G-SYNC, 250cd/m², Alto-falantes embutidos, Entradas HDMI/DisplayPort/USB/3.5mm
Vendido por Amazon
Monitor Gamer IPS 24 Polegadas, Full HD, 180Hz, 1ms, HDR400, G-SYNC, 250cd/m², Alto-falantes embutidos, Entradas HDMI/DisplayPort/USB/3.5mm
De: R$ 799,00
Por: R$ 592,00
Câmera Digital EOS, Canon, Preto, 23 x 14 x 17 cm
Vendido por Amazon
Câmera Digital EOS, Canon, Preto, 23 x 14 x 17 cm
De: R$ 3.799,00
Por: R$ 3.598,94
Câmera digital, vídeo de 5k, câmera de 75 megapixels, transmissão Wi-Fi, foco automático, zoom digital de 18x, tela giratória de 180 graus, cartão SD de 32G,câmera compacta,vlog,fotográfica
Vendido por Amazon
Câmera digital, vídeo de 5k, câmera de 75 megapixels, transmissão Wi-Fi, foco automático, zoom digital de 18x, tela giratória de 180 graus, cartão SD de 32G,câmera compacta,vlog,fotográfica
De: R$ 699,00
Por: R$ 499,00
PlayStation DualSense Controle sem fio – Branco
Vendido por Amazon
PlayStation DualSense Controle sem fio – Branco
De: R$ 499,90
Por: R$ 369,00
Robô Aspirador Liectroux XR500 Pro 3 em 1 Aspira Varre Passa Pano Com Aplicativo Compatível Com Alexa e Google Mapeamento Inteligente Salva os Mapas Bivolt
Vendido por Amazon
Robô Aspirador Liectroux XR500 Pro 3 em 1 Aspira Varre Passa Pano Com Aplicativo Compatível Com Alexa e Google Mapeamento Inteligente Salva os Mapas Bivolt
De: R$ 2.489,00
Por: R$ 1.616,02
MONDIAL Ventilador de Parede 40cm Super Turbo 8 Pás, Preto/Prata, 140W, 110V - VTX-40P-8P
Vendido por Amazon
MONDIAL Ventilador de Parede 40cm Super Turbo 8 Pás, Preto/Prata, 140W, 110V - VTX-40P-8P
Por R$ 259,90
Notebook ASUS Vivobook 15 X1504VA Intel Core i5 1334U 8GB Ram 512GB SSD Windows 11 Tela 15,6" FHD Silver - NJ1740W
Vendido por Amazon
Notebook ASUS Vivobook 15 X1504VA Intel Core i5 1334U 8GB Ram 512GB SSD Windows 11 Tela 15,6" FHD Silver - NJ1740W
De: R$ 3.599,00
Por: R$ 3.099,00
Fritadeira Sem Óleo Air Fryer Eos Chef Gourmet 6.2 Litros Compacta Digital Vermelho Eaf60v 110v
Vendido por Amazon
Fritadeira Sem Óleo Air Fryer Eos Chef Gourmet 6.2 Litros Compacta Digital Vermelho Eaf60v 110v
De: R$ 299,90
Por: R$ 199,00
soundcore P20i da Anker Fone de Ouvido Sem Fio, Drivers de 10mm, Graves Potentes, Bluetooth 5.3, 30H de Bateria, Resistência à Água, 2 Microfones IA, App Personalizável
Vendido por Amazon
soundcore P20i da Anker Fone de Ouvido Sem Fio, Drivers de 10mm, Graves Potentes, Bluetooth 5.3, 30H de Bateria, Resistência à Água, 2 Microfones IA, App Personalizável
De: R$ 249,00
Por: R$ 166,19
Philips Walita Preta Fritadeira Airfryer Essential XL Digital, 6.2L de capacidade, Garantia internacional de dois anos, 110V, 2000W (RI9270/90)
Vendido por Amazon
Philips Walita Preta Fritadeira Airfryer Essential XL Digital, 6.2L de capacidade, Garantia internacional de dois anos, 110V, 2000W (RI9270/90)
De: R$ 899,90
Por: R$ 588,90
WAP Umidificador de Ar AIR FLOW com Luminária e Difusor de Aromas, 4 Litros, Autonomia de até 12 horas, 20W Bivolt
Vendido por Amazon
WAP Umidificador de Ar AIR FLOW com Luminária e Difusor de Aromas, 4 Litros, Autonomia de até 12 horas, 20W Bivolt
De: R$ 229,90
Por: R$ 139,99
CAMERA INSTAX MINI 12 ROSA GLOSS
Vendido por Amazon
CAMERA INSTAX MINI 12 ROSA GLOSS
De: R$ 649,00
Por: R$ 473,00

Leia mais:

Em meio a uma negociação, uma cobrança ou até mesmo diante de uma oferta de produto e serviço, é preciso saber como a pessoa do outro lado se sentiu. Ela gostou da maneira que foi abordada? Todas as informações foram passadas de maneira clara? Restou alguma dúvida que ainda precisa ser esclarecida?

Portanto, é imprescindível trabalhar a relação todos os dias. Uma prova disso pode ser encontrada no Relatório Zendesk de Tendências da Experiência do Cliente para 2020, que diz que o atendimento recebido é o segundo critério mais importante para um cliente se tornar fiel a uma marca (57%), perdendo apenas para o preço (62%).

Separei seis dicas práticas para você implementar na sua empresa e medir a efetividade da personalização do atendimento:

Taxa de retenção de clientes

Seu cliente está se mantendo fiel à sua marca? Esta é a pergunta que a taxa de retenção responderá, já que ela mede a proporção de quem continua a fazer negócios com uma empresa ao longo do tempo. A personalização pode aumentar a fidelidade do cliente e reduzir a taxa de abandono.

Monitorar a taxa de retenção ao longo do tempo pode indicar se a personalização está contribuindo para manter os clientes engajados e satisfeitos.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma métrica fundamental para avaliar a eficácia da personalização. Ela mede a proporção de visitantes do site ou clientes potenciais que concluem uma determinada ação desejada, como fazer uma compra, preencher um formulário ou se inscrever em um serviço. Comparar a taxa de conversão entre clientes que receberam uma experiência personalizada e aqueles que não receberam pode ajudar a determinar se a estratégia está tendo um impacto positivo nas conversões.

Tempo Médio de Espera (TME)

É importante identificar quanto tempo um cliente esperou até receber seu atendimento, independentemente de qual seja o canal. Segundo o relatório da Zendesk, 55% dos consumidores consideram que aguardar longos períodos para interagir com o agente é um aspecto frustrante e que torna sua experiência ruim. Sendo assim, este é um indicador que não pode faltar quando queremos atender bem o cliente e deve ser constantemente acompanhado — e, sempre que possível, otimizado.

NPS (Net Promoter Score)

O NPS é uma métrica que mede a lealdade e a satisfação dos clientes. Ele é obtido por meio de pesquisas em que eles são convidados a classificar, em uma escala de 0 a 10, a probabilidade de recomendarem a empresa para amigos ou colegas. Segmentar os resultados do NPS entre clientes que receberam personalização e aqueles que não receberam pode ajudar a determinar se a personalização está contribuindo para uma melhor percepção e satisfação.

Envolvimento do cliente

Medir o envolvimento do cliente pode ajudar a avaliar a eficácia da personalização. Isso pode ser feito por meio de métricas como taxa de abertura de e-mails personalizados, taxa de cliques em recomendações, tempo gasto no site, número de interações com conteúdo específico, entre outros. Acompanhar o envolvimento do cliente com experiências personalizadas pode indicar se elas estão atraindo a atenção e gerando interesse.

Feedback do cliente

Coletar feedback direto dos clientes por meio de pesquisas, avaliações ou comentários pode fornecer informações valiosas sobre a efetividade da personalização. Perguntas relacionadas à percepção, relevância do conteúdo e satisfação geral podem ajudar a identificar pontos fortes e áreas de melhoria na estratégia de personalização.

Personalização do atendimento faz toda a diferença! Converse mais com seu cliente. Ele terá respostas incríveis para o sucesso do seu negócio.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Eric Garmes
Colunista

CEO da Paschoalotto

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.