Desenvolvido para melhorar a qualidade do áudio reproduzido em inúmeros equipamentos, como caixas de som, amplificadores e até fones de ouvido. O Hi-Fi é uma excelente ferramenta para quem procura uma imersão sonora completa.

O Olhar Digital trouxe informações e curiosidades sobre essa tecnologia que traz mais qualidade sonora para música e outras mídias em áudio.

Leia mais:

O que é o Hi-Fi

Hi-Fi é uma abreviação de “High Fidelity”, que significa Alta Fidelidade em inglês. Refere-se a sistemas de áudio de alta qualidade que conseguem reproduzir músicas com uma fidelidade excepcional, preservando os detalhes, a clareza e a precisão do som original.

publicidade

Sobretudo, no contexto do streaming, o áudio sem perdas (lossless) é uma forma de distribuir música digitalmente, mantendo a qualidade original do arquivo de áudio. Em síntese, significa que nenhum dado é perdido durante a transmissão, gerando uma reprodução exata do som gravado em estúdio.

Qual a diferença entre o MP3 e o lossless?

Imagem mostrando uma onda sonora
Diferente do MP3 que no momento de sua criação excluí detalhes originais de gravação, o lossless(HI-FI) é um tipo de arquivo que mantém mesmo em compressão a qualidade original de estúdio. (Imagem: Pexels)

A principal diferença entre o formato de áudio MP3 e o formato lossless (sem perdas) reside na forma como os dados de áudio são comprimidos e armazenados. Enquanto no MP3 (MPEG-1 Áudio Layer 3) é um formato com perdas, o que significa que ele remove com certeza as informações do arquivo de áudio original para reduzir seu tamanho. O formato lossless (sem perdas) preserva todas as informações do áudio original durante sua publicação, por exemplo, em uma plataforma de streaming. Em suma, ele garante uma reprodução fiel ao som gravado em estúdio.

Plataformas com Hi-Fi disponível

Existem várias plataformas e serviços de streaming que oferecem áudio sem perdas para os ouvintes. Confira logo abaixo uma lista atualizada com as principais plataformas com a tecnologia disponível atualmente.

Tidal

Imagem mostrando a publicidade do TIDAL sobre a função HI-FI
O Tidal é um dos principais concorrentes do Spotify e conseguiu vencer a plataforma nessa inovação. (Imagem: Tidal)

O Tidal é reconhecido por ser um serviço de streaming que disponibiliza áudio de alta qualidade, incluindo o formato lossless FLAC, com taxas de bits mais altas em comparação com outros serviços.

Deezer

Imagem mostrando uma publicidade da função HI-FI do Deezer
O Deezer, se popularizou no Brasil por fazer diversas parcerias e ter um excelente custo-benefício. (Imagem: Deezer)

O Deezer também oferece uma opção de streaming de áudio sem perdas, chamada “Deezer HiFi”. Ele fornece arquivos FLAC de qualidade CD (16-bit/44.1kHz) para uma experiência de audição de alta fidelidade.

Amazon Music

Em suma, esse é um serviço de streaming de música que oferece milhões de sons em qualidade lossless, incluindo áudio em alta resolução, com taxas de bits de até 24-bit/192kHz.

Qobuz

O Qobuz é outro serviço de streaming de música que se concentra em fornecer áudio de alta qualidade. Em suma, Ele oferece streaming em formato FLAC sem perdas, bem como áudio em alta resolução.

Apple Music

Imagem mostrando o Apple Music
A Apple Music, foi uma das primeiras plataformas a lançar esse formato de som puro. (Imagem: Apple)

A Apple Music também lançou recentemente a opção de áudio sem perdas, com uma biblioteca crescente de músicas disponíveis em qualidade lossless ALAC (Apple Lossless Audio Codec).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!