Nada como ter um celular pra tudo não é mesmo? E fazer pagamentos por aproximação é uma das funcionalidades que podem salvar as nossas vidas. Principalmente, nos dias em que esquecemos a carteira, ou até mesmo por segurança para evitar andar com cartões e dinheiro por aí. Além disso, há quem ainda não goste de pagar por pix, que seria uma forma de pagar com o celular, e prefere a maneira mais convencional, pagando na maquininha.

Sem contar que existem estabelecimentos que não aceitam pagamentos através do pix. Além disso, em viagens internacionais ainda não é possível pagar no pix se o seu dinheiro estiver em um banco do Brasil. E claro, também há países em que essa forma de pagamento ainda nem chegou. Então, vale ler esse artigo e conferir quais aparelhos efetuam pagamento por aproximação e quais celulares NFC são mais acessíveis.

Leia mais:

Aparelhos NFC que podem fazer pagamento nas maquininhas

Os aparelhos que podemos usar para fazer pagamento por aproximação são celulares que tenham o sistema operacional Android 6 ou com tecnologia NFC (Near Field Communication, ou seja, Comunicação por Campo de Proximidade).

publicidade

Essa tecnologia surgiu em 2002 e 2004 no Japão. A necessidade de um instrumento que pudesse transmitir a comunicação a curtas distâncias, foi o ponto de partida para que empresas japonesas pudessem desenvolver e lançar o NFC no mercado.

Logo depois a Organização Internacional para padronização adotou a ISO/IEC 18092 como interface e protocolo de fundação do NFC.

Eu sei, neste momento você deve estar se perguntando se o seu aparelho tem esse recurso. Mas não se preocupe, para descobrir é bem simples. Basta acessar as configurações ou ajustes do seu aparelho. Em seguida, acesse “Conexões” ou “Dispositivos conectados”. E por último, verifique se o NFC está entre as possibilidades de conexão.

E caso você não tenha e queira um, selecionamos aqui alguns aparelhos celulares NFC. Apesar da fama de serem mais caros, listamos os mais acessíveis e com bom custo-benefício. Confira:

A média de valores desses aparelhos vai de R$ 1.500 a R$ 2.000,00, preços acessíveis para quem deseja gastar menos e ter a tecnologia NFC que aparelhos como iPhone tem.

Em aparelhos iPhone, a tecnologia NFC está em todos os modelos produzidos desde a versão 06 de 2014.

Mas se eu quiser instalar a tecnologia NFC no meu aparelho?

Essa possibilidade não existe, pois, a função necessita de um emissor no hardware do aparelho. Sendo assim, só mesmo o fabricante poderia colocar peças compatíveis no momento da construção do celular. Então, não tem jeito, se você fazer uso da tecnologia, precisa de um celular que já venha com NFC.

Agora, se seu aparelho já possui a tag NFC instalada de forma nativa, você só precisa ativá-la nas configurações. 

Ter um celular com tecnologia NFC é seguro?

Se formos analisar os pagamentos a curta distância podemos concluir que sim, é seguro. Afinal, não tem como captar a conexão a mais de 10 cm. No entanto, vale lembrar que é importante tomar as precauções necessárias e abrir determinados aplicativos de banco no exato momento da cobrança do estabelecimento e conexão com a maquininha receptora.

Além disso, a segurança é válida também por conta das atuais senhas digitais que usamos em smartphones, eliminando qualquer chance de fazer um pagamento sem seu consentimento.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!