Você já imaginou uma situação em que alguém pega seu smartphone e vê suas fotos e vídeos pessoais sem permissão? Se sim, considere utilizar um recurso do Google Fotos chamado “pasta trancada”.

A ferramenta proporcionará outra camada de proteção para seus arquivos. Após ativar o serviço, os conteúdos trancados desaparecerão da grade padrão de imagens.

publicidade

Atualmente, o recurso está disponível apenas no aplicativo para o sistema operacional Android.

Leia mais:

publicidade

Como ativar o recurso “pasta trancada” do Google Fotos?

Tempo necessário: 2 minutos

  1. Entre no app

    Na barra inferior, clique em “Biblioteca”. Depois, na tela seguinte, toque na opção “Gerenciamento”.Função "pasta trancada, do Google Fotos, adiciona camada de segurança para imagens e vídeos.

  2. Esconda imagens e vídeos

    Selecione a opção “Configurar a Pasta Trancada”. Em seguida, escolha fotos e vídeos para ocultar da grade de imagens.Função "pasta trancada, do Google Fotos, adiciona camada de segurança para imagens e vídeos.

  3. Gerencie os arquivos

    Após mover os arquivos para a pasta, volte para a página inicial do Google Fotos e toque em “Gerenciamento”: o recurso aparecerá ao final da tela. Por fim, para retirar arquivos do local, clique nos itens escolhidos e pressione a opção “Mover”.Função "pasta trancada, do Google Fotos, adiciona camada de segurança para imagens e vídeos.

Dispositivos Google Pixel a partir da terceira geração podem salvar fotos diretamente da câmera na pasta. Para isso, basta acessar o aplicativo de câmera e depois tocar em “Galeria de fotos”. Nos modelos Pixel 7 e 7 Pro, o usuário pode pressionar o círculo que apresenta a última foto tirada, à direita do obturador.

Como ver as fotos ocultas no Google Fotos?

Acesse a aba “Biblioteca” e clique em “Gerenciamento”. Depois, deslize a tela até “Pasta trancada” e clique no botão. Por fim, adicione sua senha ou biometria e veja as fotos e vídeos ocultos.

Como desocultar as fotos do Google Fotos?

Já dentro da “Pasta trancada”, clique em cima da foto ou vídeo e aguarde o arquivo ser selecionado. Depois, clique em “Mover” e confirme a alteração. Se quiser, você pode selecionar mais de uma imagem para alterar a pasta de armazenamento.

Lembretes importantes:

  • Os arquivos não aparecerão na grade ou no mecanismo de busca do Google Fotos;
  • Quem conhecer a senha ou o bloqueio de tela do aparelho poderá desbloquear a pasta;
  • Os conteúdos da pasta não poderão ser compartilhados ou armazenados em backup;
  • Outros aplicativos de imagens do smartphone não terão acesso às imagens e aos vídeos guardados;
  • Em caso de troca de dispositivos, os itens escondidos pelo recurso não serão transferidos;
  • Se o usuário desinstalar o aplicativo, os arquivos trancados serão excluídos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!