O Google realizou, nesta quarta-feira (10), o Google I/O, no qual anunciou algumas atualizações muito importantes para sua linha Pixel e exibiu seus últimos avanços em IA.

Abaixo, você confere todas as principais notícias que surgiram na apresentação do Google nesta quarta-feira (10).

Leia mais:

Novidades na família Pixel

A linha de smartphones Pixel recebeu três novidades: O Pixel 7A, Pixel Tablet e Pixel Fold. Desses três, o Fold é o mais importante lançamento, pois é o primeiro smartphone dobrável do Google, chegando para concorrer com Galaxy Z Fold, Xiaomi Mix Fold, Honor Magic V, entre outros.

publicidade

Já o Pixel 7A é uma proposta intermediária, de melhor custo-benefício, mas que traz configurações de dispositivos premium, como desbloqueio facial, 8GB de RAM, entre outros.

Por fim, o Pixel Tablet é entra na nova linha de tablets do Google e é projetado para jogos. Um de seus destaques é a dock magnética inclusa, que também serve como alto-falante, case para guardar o dispositivo e carregador.

google pixel
Imagem: Divulgação/Google

Google mais “inteligente” com IA estilo Bing

No evento, o Google anunciou também movimento para se equiparar com o Bing, que já conta com a IA generativa (no caso, o ChatGPT) há algum tempo.

Segundo a gigante das buscas, a IA do Google, chamada de Search Generative Experience, responderá a perguntas e textos, sendo que seu conteúdo aparecerá em cores e em destaque no topo dos resultados.

A ferramenta, em testes nos EUA e em inglês somente (por ora), não está em destaque como no Bing, mas, sim, embutida no próprio buscador, não modificando a carinha conhecida da tela inicial do Google.

Outro recurso interessante que vai chegar ao Google é o Perspectivas, que permite que o usuário recebe respostas aos seus questionamentos de pessoas reais. A guia reunirá vídeos do YouTube e comentários de sites, como Reddit, Stack Overflow, blogs, entre outros.

Busca gerativa no Google (Imagem: divulgação/Google)
Busca gerativa no Google (Imagem: Divulgação/Google)

Bard “tunado” e enfim liberado para todos

Após estreia desastrosa, o Google Bard – IA generativa desenvolvida para competir diretamente com o ChatGPT – reestreou com grandes novidades e, enfim, disponível para (quase) todos – ainda falta o Brasil.

O chatbot terá ainda suporte para novos idiomas, facilidade de exportação de textos para o Docs e o Gmail, integração com o Google Lens, pesquisa visual e, futuramente, geração de imagem via IA, em parceria com a Adobe.

Imagem: Divulgação/Google

Novo modelo de IA

O Bard também está sendo melhorado com nova linguagem de IA: a PaLM 2, que chega para competir com o GPT-4, do ChatGPT. O destaque do PaLM 2 é sua capacidade aprimorada em lógica e raciocínio, obtido após treinamento em mais de 100 idiomas.

Ele possui variantes que se preocupam com dados de saúde e segurança: o MeD-PaLM 2 e o Sec-PaLM 2, respectivamente. Seu modelo mais leve chama-se Gecko e pode ser executado em smartphones.

google ia
Sundar Pichai, CEO do Google, anuncia o PaLM 2 (Imagem: Reprodução/Google)

Android com personalizações baseadas em IA

A IA não está chegando apenas para a Pesquisa do Google, mas, também, no Android.

Entre os recursos de IA que a gigante das buscas está levando para seu SO é o Magic Compose, que estará no aplicativo de mensagens do Android e permitirá que você responda a textos usando respostas sugeridas pela IA (algo similar ao que vemos quando uma notificação de um mensageiro aparece na barra superior do OS).

Também será adicionado um recurso que permite usar IA para criar seu próprio papel de parede. Em vez de escolher entre um conjunto de opções predefinidas, em breve, você poderá descrever uma imagem, que seu dispositivo gerará usando o modelo de difusão de texto para imagem do Google.

Além disso, o Google lançará, no próximo mês, recurso exclusivo do Pixel, que permite personalizar seu dispositivo com novo “papel de parede cinematográfico”, que adiciona profundidade a uma de suas fotos existentes.

Apresentação de personalização do Android com IA (Imagem: Reprodução/Google)

Novo e melhorado Wear OS 4

O Wear OS 3 nem foi lançado direito, mas o Google já divulgou seu sucessor – e que ele deverá ser lançado próximo do fim deste ano.

Entre as melhorias disponíveis no Wear OS 4, estarão duração maior da bateria, maneira para backup e restauração dos smartwatches e novos recursos de acessibilidade.

Além disso, o OS vestível terá melhor integração com casas inteligentes, permitindo o ajuste de iluminação, controle de mídia e notificações prévias animadas de câmera, tudo direto do smartwatch. Por ora, o Wear OS 4 segue disponível apenas no modo desenvolvedor e emulador.

Novo Wear OS 4 (Imagem: Divulgação/Google)

Google Home renovado

O app do Google Home foi redesenhado e já sairá do modo teste nesta quinta-feira (11), ficando assim disponível para todos. O novo Google Home vem com algumas melhorias grandes, como melhor interface da câmera, nova guia de Favoritos e suporte para vários novos dispositivos.

Novo Google Home (Imagem: Divulgação/Google)

Fotos com edição baseada em IA

Outro aplicativo do Google que recebeu incremento de IA generativa foi o Fotos. O Magic Editor é um novo recurso que permite grandes edições de imagens sem o uso de ferramentas profissionais.

Um exemplo interessante é justamente o demonstrado durante o Google I/O. Nele, havia uma pessoa em frente a uma cachoeira. Então, o Google moveu a pessoa para o lado, por completo, apagou pessoas no fundo da imagem e deixou o céu em tom de azul mais bonito.

Não há data definida para o novo recurso ser integrado oficialmente ao Google Fotos. Contudo, é certo que ele deve aparecer ainda este ano.

Vídeo: Divulgação/Google

Gmail vai escrever seus e-mails

Você tem pressa e/ou dificuldades ao escrever um e-mail? Pois o Google quer te ajudar. No mesmo evento, a gigante das buscas anunciou o lançamento do “Help me Write”, recurso de IA disponível para o Gmail.

Utilizando a premissa da IA generativa, o Gmail redigirá seus e-mails com base e em comandos inseridos pelos usuários. Será possível ainda refiná-lo com detalhes, encurtando-o ou deixando-o mais formal.

Ainda não se sabe quando será lançado, mas isso deve ocorrer em breve. Além disso, o recurso deve chegar também ao Google Messages, app de mensagens para Android.

gmail help me write
Imagem: Reprodução/Google

Maps 3D no celular

O Google Maps para smartphones também receberá interessante incremento. Em breve, será possível visualizar cidades e dados sobre o trajeto em 3D, incluindo condição climática no local em certa hora do dia. Isso se dará pelo recurso Immersive View, baseado em IA.

Por exemplo: ao ver a situação do trânsito em 3D, o recurso projetará veículos tridimensionais para o usuário ter melhor noção.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!