Embora em muitas ocasiões não seja mais necessário a versão impressa do CPF, ainda existem momentos em que é importante ter o documento em mãos como forma de comprovação.

Neste artigo, o Olhar Digital preparou um passo a passo detalhado de como imprimir seu CPF digital.

Em quais momentos é importante ter o CPF impresso?

Alguns bancos ainda podem solicitar a apresentação do CPF impresso ao abrir uma conta bancária, especialmente para clientes que não possuem outros documentos de identificação válidos. Além disso, ao fazer a declaração do Imposto de Renda no Brasil, é comum fornecer o número do CPF e apresentar o documento impresso como comprovante, caso seja necessário.

Assim como em transações imobiliárias, como compra, venda ou locação de imóveis, é comum que as partes envolvidas solicitem a apresentação do CPF impresso como parte dos documentos necessários.

publicidade

Como imprimir o CPF Digital?

Para imprimir o CPF (Cadastro de Pessoa Física), siga as instruções abaixo:

  1. Acessando o site da receita

    Acesse o site da Receita Federal do Brasil (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br) e clique na opção ‘Meu CPF’; ⁣Imagem mostrando o passo 1 da emissão digital do CPF

  2. Consultando os dados

    Desça com o cursor do mouse até a parte onde ficam as opções e em seguida clique agora em ‘Consultar CPF’; ⁣Imagem mostrando a tela com as opções referentes ao CPF dentro do site da Receita Federal

  3. Verificando os dados

    Após clicar em ‘Consultar CPF’, você será direcionado para uma página onde aparecerá um botão escrito iniciar. Basta clicar nele para poder ir até a página de emissão do comprovante de CPF. Logo após, inserir o número de CPF, a data de nascimento e clicar na caixa de segurança para poder liberar a consulta dos seus dados.Imagem mostrando as duas telas próximas da emissão digital do CPF

  4. Preenchendo os dados

    Preencha os campos solicitados corretamente e clique em “Enviar” ou “Consultar”.

  5. Averiguando os dados

    Após a consulta, você será redirecionado para uma página com os dados cadastrais relacionados ao CPF informado.

  6. Revisão & impressão

    Verifique as informações e, geralmente, haverá uma opção para imprimir o CPF. Clique nessa opção para gerar uma versão imprimível do documento.

  7. Imprimindo o documento

    Em suma, certifique-se de ter uma impressora conectada ao seu dispositivo. Selecione uma opção de impressão e ajuste conforme as configurações necessárias, como orientação da página e número de cópias.

  8. Pronto, seu documento estará impresso

    Em seguida, clique em “Imprimir” e aguarde a conclusão do processo. O CPF será impresso em papel, pronto para ser utilizado.

Ressalvas

Caso você não tenha acesso a uma impressora, é possível salvar o CPF em formato digital, como um arquivo PDF, e posteriormente imprimi-lo em uma gráfica. É recomendado sempre consultar o site oficial da Receita Federal do Brasil para obter as instruções mais atualizadas, haja vista que constantemente o Governo altera a metodologia de emissão relacionada aos documentos essenciais do cidadão.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!