Um dos personagens em destaque no trailer de Oppenheimer, novo filme de Christopher Nolan, é Albert Einstein, e sua participação no filme não é apenas algo narrativo para chamar a atenção do público.

Evidências mostram que Robert Oppenheimer, protagonista do filme, e o popular físico teórico já foram amigos durante a década de 1950. Possivelmente, os dois já tenham compartilhado ideias sobre as bombas atômicas que — querendo ou não — ajudaram a criar.

Carta de Einstein deu origem ao Projeto Manhattan

• Apesar da fórmula E=mc 2 (criada por Einstein) explicar a energia liberada pelas bombas atômicas, o físico nunca se envolveu no Projeto Manhattan retratado no filme;
  • Em 1938 uma equipe de cientistas da Alemanha dividiu um átomo de urânio, dessa forma o processo nuclear de “fissão” foi descoberto;
  • Preocupado com esse desenvolvimento capaz de gerar uma imensa quantidade de energia, Einstein assinou a carta escrita pelo físico Leo Szilard alertando os EUA sobre o risco dos nazistas desenvolverem bombas extremamente poderosas;
  • A carta foi enviada ao presidente Franklin D. Roosevelt, lançou o Projeto Manhattan em resposta a ameaça;
  • Com essa relação entre o alerta de Einstein e a criação do projeto, o jornal estadunidense New York Times considerou a carta como a força que “lançou a bomba atômica e a Era Atômica”;
  • Passada a Guerra Mundial, Einstein disse em entrevista à revista Newsweek que se arrependeu em assinar a carta;
  • Se eu soubesse que os alemães não conseguiriam desenvolver uma bomba atômica, não teria feito nada.”, disse o físico.

Então qual foi a relação entre Einstein e Oppenheimer?

Após a morte de Einstein, Oppenheimer fez a palestra “On Albert Einstein” (“Sobre Albert Einstein”) em Paris. No discurso ele explica que conheceu o físico por duas ou três décadas e se tornou uma “espécie de amigo” no final de sua vida.

Einstein é frequentemente culpado, elogiado ou creditado por essas bombas miseráveis. Na minha opinião, não é verdade.

Sua parte foi criar uma revolução intelectual e descobrir, mais do que qualquer cientista de nosso tempo, quão profundos foram os erros cometidos pelos homens antes deles.

Ele escreveu uma carta a Roosevelt sobre energia atômica. Acho que isso foi em parte sua agonia com o mal dos nazistas, em parte não querendo prejudicar ninguém de forma alguma; mas devo relatar que aquela carta teve muito pouco efeito e que o próprio Einstein não é realmente responsável por tudo o que veio depois. Acredito que ele mesmo entendeu isso.

Julius Robert Oppenheimer, durante a palestra sobre Albert Einstein.

Em Oppenheimer, décimo segundo filme de Christopher Nolan, Einstein é interpretado por Tom Conti. Mas ainda não está claro qual será a participação do físico no longa baseado na biografia de Julius Robert Oppenheimer, American Prometheus, escrita por Kai Bird e Martin J. Sherwin.

Com informações de IFL Science.