Quanto pagamos de impostos em carros no Brasil?

Você já se perguntou quais e quantos são os tributos pagos ao adquirir um automóvel? Veja quanto pagamos de impostos em carros no Brasil
Por Camila Oliveira, editado por Bruno Ignacio de Lima 19/07/2023 14h40, atualizada em 07/08/2023 13h02
Imagem mostrando um homem fazendo cálculos sob uma mesa
A doação de parte do Imposto de Renda para cultura por exemplo, fomenta o desenvolvimento social de milhões de brasileiros. (Imagem: pexels)
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Antes de comprar um automóvel, a maioria das pessoas faz uma extensa busca para conhecer os diversos modelos e as melhores opções de pagamento. Mas, você já parou para pensar quanto pagamos de impostos em carros no país?

De acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), um carro fabricado no Brasil pode apresentar de 30% a 48,6% do seu preço composto por impostos.

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Já um carro zero quilômetro possui ainda mais alíquotas em cima do seu valor, mesmo que seu financiamento possa ser menor. Enquanto isso, automóveis importados são taxados com alíquotas maiores, entre 60,6% e 78,6%.

Além disso, é importante salientar que a carga tributária sobre veículos possui variações, dependendo do estado em que ele é fabricado, uma vez que existem impostos estaduais. Confira abaixo quais os impostos que compõem o valor total dos automóveis.

Quais os impostos que fazem parte do valor do carro?

Como dito acima, os tributos podem variar de acordo com o estado em que ele é fabricado, por conta dos impostos estaduais, como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). O tributo é cobrado separadamente por cada estado, com distinção em cada produto.

Entretanto, o ICMS de um carro não é o mesmo cobrado nos combustíveis, por exemplo. Um automóvel usado apresenta muito mais porcentagem do valor da alíquota do quem um 0km, sendo 30,7% do seu valor total, contra 13,3% do veículo novo.

Veja abaixo todos os impostos que são cobrados no valor de um carro:

  • COFINS (Contribuição para o financiamento da seguridade social);
  • ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
  • IPI (Imposto sobre produtos industrializados);
  • IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores);
  • PIS (Programa de Integração Social);
  • Seguro Obrigatório – DPVAT;
  • Licenciamento.

Também existem as alíquotas cobradas em cascata, que incidem em insumos da produção do carro, além dos encargos trabalhistas dos funcionários e outros custos, que são repassados ao consumidor. A Anfavea ainda revela que as montadoras têm lucros que vão de 5% a 10% e, dependendo do modelo, o lucro pode ser de 2% ou até mesmo dar prejuízo.

Volvo XC60
(Imagem: Divulgação)

Como são os impostos dos carros em outros países

Não é novidade que o Brasil possui impostos agressivos, além de ter um sistema tributário dos mais confusos. Outros países contam com cobranças mais simples e direcionadas, fazendo com que as alíquotas sejam bem menores.

Nos Estados Unidos, por exemplo, os impostos sobre carros podem ser de 6% a 7,5%. Já os países vizinhos, como Chile e Argentina, oferecem um percentual de 19% e 21%, respectivamente – um valor que representa menos da metade do Brasil.

O site britânico ScrapCarComparison fez um levantamento que mostrou que o Brasil é um dos países mais caros para ter e manter um carro, ocupando o 5º lugar. Por aqui, o brasileiro precisa de 441,89% do salário médio anual para manter seu carro. Em contrapartida, o país mais “barato” é a Austrália.

Por lá, o cidadão desembolsa, em média, 49% do seu salário médio anual para comprar um carro. Já a Dinamarca, que ficou em terceiro lugar após os Estados Unidos, requer 60,34% do salário médio anual para que o cidadão consiga manter seu automóvel.

Camila Oliveira
Colaboração para o Olhar Digital

Camila Oliveira é jornalista desde 2012. Curiosa e inquieta, já passou por diversas editorias e também trabalhou em outras áreas. Hoje é colaboradora do Olhar Digital e escreve sobre o que mais gosta.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.