“Avisei em 1984 e não ouviram”, diz James Cameron sobre avanço da IA

Diretor de "O Exterminador do Futuro" afirma que filme já havia alertado sobre os perigos da inteligência artificial
Por Alisson Santos, editado por Rodrigo Mozelli 19/07/2023 19h55
Robô de Terminator
Imagem: Divulgação/Warner Bros.
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O avanço dos recursos de inteligência artificial (IA) estão conquistando feitos inimagináveis — mas alguns futuristas já deduziam onde essa tecnologia poderia chegar. James Cameron, diretor de “O Exterminador do Futuro“, aproveitou o tema para fazer ligação com o roteiro do filme que ele foi coautor.

Eu avisei em 1984 e vocês não ouviram.

James Cameron, em entrevista à CTV News sobre a IA

Leia mais:

Relembre “O Exterminador do Futuro”

“O Exterminador do Futuro” é um filme de ficção científica lançado em 1984, com James Cameron entre os autores. A trama aborda visão utópica de futuro em guerra entre homens e máquinas.

Estrelado por Arnold Schwarzenegger, o filme também conta com Linda Hamilton (como Sarah Connor) e Michael Biehn (como Kyle Reese). Com o sucesso do primeiro filme, a história foi estendida e se tornou grande franquia cinematográfica. Em ordem cronológica:

  • “O Exterminador do Futuro (1984)”;
  • “O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991)”;
  • “O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas (2003)”;
  • “O Exterminador do Futuro: A Salvação (2009)”;
  • “O Exterminador do Futuro: Gênesis (2015)”;
  • “O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio (2019)”.

“Acho que o armamento da IA ​​é o maior perigo”, complementou Cameron. “Acho que entraremos no equivalente à corrida armamentista nuclear com a IA e, se não a construirmos, os outros caras com certeza irão construí-la e, então, aumentará.”

Pessoalmente, não acredito que uma mente desencarnada que está apenas regurgitando o que outras mentes incorporadas disseram sobre a vida que eles tiveram, sobre o amor, sobre mentir, sobre medo, sobre mortalidade — e apenas juntar tudo em salada de palavras e depois regurgitar… Não acredito que tenha algo que vá comover o público.

James Cameron

“Vamos esperar 20 anos e, se uma IA ganhar Oscar de Melhor Roteiro, acho que devemos levá-la a sério”, acrescentou o diretor.

Com informações de Deadline

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alisson Santos
Redator(a)

Alisson Santos é estudante de jornalismo pelo Centro Universitário das Américas (FAM). Atualmente é redator em Hard News no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.