Marinheiro é resgatado após dois meses no mar: quanto tempo é possível sobreviver sem água?

Tim Shaddock e a cadela Bella ficaram à deriva após uma tempestade atingir o barco deles em uma viagem do México para a Polinésia Francesa
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 19/07/2023 12h30
Marinheiro2-1
Imagem: BBC News
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O caso de um marinheiro australiano que sobreviveu dois meses junto com o cão no Oceano Pacífico chamou a atenção. Tim Shaddock, de 51 anos, e a cadela Bella ficaram à deriva após uma tempestade atingir o barco deles em uma viagem do México para a Polinésia Francesa.

Leia mais

O australiano conseguiu sobreviver bebendo água da chuva e comendo peixe cru que pegou com o equipamento de pesca do barco. Ele conseguiu se abrigar e evitar queimaduras solares usando os materiais existentes na própria embarcação.

“Passei por uma provação muito difícil no mar. Só estou precisando de descanso e comida boa porque estou sozinha no mar há muito tempo. Caso contrário, estou com uma saúde muito boa”, afirmou Shaddock.

A dupla foi resgatada por um barco de pesca depois que um helicóptero a avistou em alto mar. O cão também passa bem.

Tim Shaddock e a cadela Bella após resgate (Imagem: reprodução/Twitter Grupomar)

Por quanto tempo é possível sobreviver sem água?

  • Um artigo analisou relatos da mídia, concluindo que “parece possível sobreviver sem comida e bebida em um período de tempo de 8 a 21 dias”.
  • A pesquisa ainda aponta que esse tempo pode chegar a dois meses em algumas situações específicas, exatamente o que ocorreu com o marinheiro australiano.
  • Tudo isso, no entanto, depende da condição física, idade da pessoa e temperatura do ambiente.
  • Segundo o estudo, uma pessoa média só pode ficar de dois atrês dias sem água.
  • Em 1979, Andreas Mihavecz, de 18 anos, foi trancafiado em uma cela pela polícia na Alemanha após um acidente.
  • Ele ficou esquecido no local por 18 dias antes de ser encontrado ainda vivo, mas após perder muito peso.
  • Em um dos poucos experimentos realizados em humanos, dois cientistas, em 1944, se privaram de água e comeram uma dieta de alimentos secos, como um gato.
  • Os jovens de 28 e 33 anos sobreviveram ao experimento.
  • “No terceiro ou quarto dia, seus rostos ficaram um pouco beliscados e pálidos e havia uma sugestão de cianose em seus lábios. Essa aparência geral de mal-estar desapareceu em poucas horas após a restauração do líquido, e os sintomas de desidratação passaram muito antes da reidratação fisiológica estar completa”, concluiu um estudo sobre o caso.

Com informações de IFLScience.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.