IA: CEO da Anthropic testemunhará no Senado dos EUA

Dario Amodei, CEO da startup que recentemente lançou o Claude 2, chatbot de IA rival do ChatGPT, testemunhará no Senado americano
Por William Schendes, editado por Bruno Capozzi 19/07/2023 12h08
Anthropic
(Imagem: Koshiro K / Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Dario Amodei, CEO da startup de inteligência artificial Anthropic, Dario Amodei, testemunhará em 25 de julho em uma audiência no Senado dos Estados Unidos sobre o uso das tecnologias. 

Conforme divulgou a Reuters, anúncio foi realizado em painel da casa legislativa na última terça-feira (18). O depoimento de Amodei acontece no momento que os legisladores consideram possíveis regulamentações para as IAs, que têm um rápido crescimento ultimamente. 

Leia mais:

A audiência com o CEO da Anthropic será intitulada de “Supervisão da IA: Princípios para Regulação”, e contará com a participação de professores de ciência da computação Yohshua Bengio e Stuart Russel.

É nossa obrigação abordar as ameaças e riscos potenciais da IA ​​antes que se tornem reais. Estamos à beira de uma nova era, com grandes consequências para os trabalhadores, a privacidade do consumidor e nossa sociedade.

Richard Blumenthal, senador democrata e presidente do subcomitê.

Em maio, Joe Biden se reuniu com os CEOs das principais empresas de IA, deixando claro que eles devem garantir que seus produtos sejam seguros.

Na terça-feira (18), o líder do Senado, Chuck Schumer, disse que o projeto anual de defesa dos EUA deverá contar com muitos pontos relacionados às inteligências artificiais.

Com o que a Anthropic trabalha? 

  • A empresa foi fundada em 2021 pelos irmãos Daniela e Dario Amodei, ex-funcionários da OpenAI;
  • A Anthropic trabalha com produtos de inteligência artificial com a promessa de lançar ferramentas confiáveis e seguras;
  • Em fevereiro, o Google investiu US$400 milhões (mais de R$2 bilhões) na startup. Além disso, a gigante das buscas concedeu chips avançados e ferramenta de computação em nuvem para que a Anthropic treinasse seus modelos de IA;
  • Na semana passada, a Anthropic lançou o Claude 2 para competir com o ChatGPT, Bing Chat e Bard;
  • A empresa descreve o chatbot como “útil, inofensivo e honesto”, podendo fazer tarefas como criar resumos, escrever códigos, traduzir textos e mais;
  • Para mais informações sobre o Claude 2 leia a matéria completa.

Com informações de Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.