Lagos rosas? Saiba onde ficam e motivo da coloração

Coloração rosa desses lagos é resultado de fenômenos naturais e não tem nenhuma influência da ação humana
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 20/07/2023 14h40, atualizada em 20/07/2023 15h34
Lago-rosa-2
Vista aérea do Lago Hillier, o mais famoso lago cor-de-rosa no mundo, que fica na Austrália. Crédito: matteo_it/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Você sabia que existem pelo menos 13 lagos cor de rosa no mundo? Mas calma, dessa vez não tem nada a ver com o lançamento do filme “Barbie“. A coloração distinta é resultado de fenômenos naturais. Alguns deles têm esse aspecto diferenciado apenas em algumas épocas do ano, mas outros são rosas 100% do tempo.

Leia mais

Onde ficam os lagos rosas?

  • Só na Austrália, são seis casos do tipo.
  • O mais famoso é o Lago Hillier, localizado em Middle Island, uma ilha do arquipélago de Recherche, no oeste do país.
  • Os outros são Field of Pink Lakes, Pink Lake, Quairading Pink Lake, Hutt Lagoon e Lake Tyrrell.
  • Existem lagos cor-de-rosa outros também no Azerbaijão (Masazirgol); México (Las Coloradas); Senegal (Lago Retba); Canadá (Dusty Rose Lake); Espanha (Salina de Torrevieja); Estados Unidos (Great Salt Lake); e Bolívia (Laguna Colorada).
Lago Hillier, na Austrália (Imagem: matteo_it/Shutterstock)

Coloração se dá por fenômenos naturais

  • A explicação para este fenômeno é a presença de diferentes tipos de organismos unicelulares que vivem em locais com alto teor de sal e que contêm pigmentos nas células.
  • “Um destes pigmentos é o betacaroteno, que fornece proteção contra a radiação ultravioleta e pode ter tons de laranja, vermelho e rosa”, explica Ana Lúcia Brandimarte, professora doutora do Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.
  • Segundo ela, presença de grande quantidade de organismos contendo betacaroteno, como a alga Dunaliella salina, resulta na coloração rosa apresentada por vários destes lagos.
  • O Dusty Rose, situado no Canadá, no entanto, é um lago de água doce e não possui as algas e bactérias que produzem o pigmento rosado.
  • “A sua coloração se justifica por estar em uma área cujas rochas apresentam componentes que lhes conferem essa tonalidade. O lago é alimentado pela água proveniente do derretimento de geleiras, que ao lavar as rochas carrega partículas que resultam na cor rosa”, afirma a professora.
Lago Las Coloradas, no México (Imagem: lu_sea/Shutterstock)

Nadar nesses locais é seguro

  • A menos que haja alguma fonte de poluição, não há perigo em nadar nos lagos rosas, destaca a especialista.
  • No entanto, como a maioria dos lagos rosas possui elevada salinidade, a água pode causar irritação na pele.

Com informações de UOL.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

Ícone tagsTags: