Hoje, em 20 de julho de 2023, o Google comemora seus 18 anos de atuação no Brasil. A companhia, mais conhecida por seu popular buscador, chegou ao Brasil em 20 de julho de 2005, com a aquisição de uma empresa de tecnologia brasileira.

Leia mais:

No blog oficial da empresa, Fabio Coelho, o presidente do Google Brasil, comentou sobre sua atuação, além da trajetória da empresa desde 2005 no país.

Nesses últimos 12 anos à frente da operação, tive o privilégio de conviver com colegas engajados e talentosos, clientes e parceiros extraordinários, e tive o orgulho de ver de perto muitas iniciativas de impacto. Juntos, pudemos colaborar com a transformação digital dos nossos usuários e de empresas brasileiras de todos os tamanhos. Não à toa, hoje o Brasil está entre os cinco principais países em nossa lista de nove produtos com mais de um bilhão de usuários.

Fabio Coelho, Presidente do Google Brasil

Relembre 18 momentos marcantes da empresa no Brasil, desde sua chegada ao país em 2005, até o lançamento do Bard:

publicidade
  1. Belo Horizonte: em 20 de julho de 2005, o Google adquiriu a Akwan Information Technologies, empresa brasileira sediada em Belo Horizonte, criada por um grupo de professores da Universidade Federal de Minas Gerais. Em 2006, foi inaugurado o primeiro Centro de Pesquisas e Desenvolvimento do Google na América Latina.
  2. YouTube no Brasil: em 2007, o YouTube ganhou uma versão brasileira em português. Desde então, diversos produtos chegaram à plataforma, como YouTube Kids, YouTube Music e YouTube Premium.
  3. Android no Brasil: em 2009, o Android chegou ao primeiro smartphone no Brasil, e desde então, tornou-se o sistema operacional de milhões de brasileiros.
  4. Google Street View: em setembro de 2010, o Brasil se tornou o primeiro país da América Latina a ter o Google Street View, com imagens em 360 graus de 51 cidades.
  5. Google Shopping: em outubro de 2011, o Google Shopping foi lançado no Brasil, facilitando a busca por produtos na internet.
  6. Novo escritório em São Paulo: em 2012, a empresa inaugurou seu novo escritório de negócios em São Paulo.
  7. Startups: em 2016, o campus do Google for Startups foi aberto no Brasil, acelerando o ecossistema de inovação do país.
  8. Informações de saúde na Busca: em 2016, uma parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein disponibilizou informações sobre sintomas e doenças mais buscados pelos usuários.
  9. Nuvem em São Paulo: em 2017, a empresa inaugurou sua primeira região de nuvem na América Latina em São Paulo.
  10. Google Assistente: em 2017, o Assistente começou a falar português do Brasil nos smartphones Android.
  11. Apoio durante a pandemia de covid-19: entre 2020 e 2022, a companhia auxiliou o país durante a pandemia com iniciativas como o Fundo de Auxílio Emergencial ao Jornalismo.
  12. Cresça com o Google: em 2017, foi lançado o programa Cresça com o Google, que ajudou mais de 2,1 milhões de brasileiros a desenvolver habilidades digitais.
  13. Apoio à democracia durante as eleições: desde 2014, o Google contribuiu para a jornada do eleitorado brasileiro com informações oficiais sobre as eleições.
  14. IA contra o desmatamento e enchentes: em 2023, o Google anunciou parcerias para utilizar IA na prevenção de desmatamento e previsão de enchentes na Amazônia.
  15. Endereços digitais para áreas rurais e favelas: em 2019, o Google lançou o Plus Codes para endereçar áreas rurais em São Paulo e, posteriormente, favelas como Paraisópolis e Favela dos Sonhos.
  16. Google Destaques: em 2020, o Google lançou o Destaques para remunerar veículos de notícia pela seleção e curadoria de conteúdos originais no Google Notícias e Discover.
  17. Cidadania digital: em 2023, a empresa anunciou a possibilidade de encontrar informações sobre programas sociais diretamente na Busca.
  18. Bard: em fase experimental, o Bard é o mais novo produto do Google, disponível em 40 idiomas, incluindo o português brasileiro, que utiliza inteligência artificial generativa para melhorar a produtividade e a criatividade nas pesquisas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!