O TikTok abriu, nesta quinta-feira (20), o acesso ao seu software de pesquisa na Europa. O objetivo da empresa é demonstrar proatividade perante as novas regras da UE (União Europeia) relacionadas a conteúdo online, que vão entrar em vigor em breve.

Para quem tem pressa:

  • O TikTok abriu, nesta quinta-feira (20), o acesso ao seu software de pesquisa na Europa;
  • A rede social chinesa também permitiu que os pesquisadores acessassem sua API de conteúdo comercial;
  • O objetivo da empresa é demonstrar proatividade perante as novas regras da UE (União Europeia) relacionadas a conteúdo online;
  • Essas regras, que entrarão em vigor a partir de agosto, exigem que as big techs façam mais para policiar o conteúdo online.

Essas regras novas exigem que as grandes empresas de tecnologia – por exemplo, ByteDance (dona do TikTok) e Meta (dona do Instagram, Facebook e WhatsApp) – façam mais para policiar o conteúdo online.

Leia mais:

O TikTok é uma das 19 plataformas online e mecanismos de busca sujeitos a requisitos mais rígidos que entrarão em vigor a partir de agosto sob a DSA (Lei de Serviços Digitais).

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Gesto do TikTok

Imagem mostrando um perfil do TikTok
(Imagem: Pexels)

A empresa chinesa disse que ainda espera que a Comissão Europeia estabeleça as condições técnicas para a API (Interface para Programação de Aplicativos) para acessar seus dados. Mas decidiu seguir em frente de qualquer maneira.

O TikTok está lançando proativamente sua API de pesquisa antes de mais orientações técnicas.

TikTok, em comunicado

A rede social também explicou que todos os pesquisadores precisarão ter sua própria conta TikTok for Developers e estar localizados nos Estados Unidos ou na Europa para acessar sua API de pesquisa.

A empresa lançou uma versão inicial de sua API de pesquisa para pesquisadores acadêmicos nos Estados Unidos no começo de 2023.

A outra parte do comunicado da rede social diz:

[O TikTok está] lançando uma biblioteca de conteúdo comercial antes do prazo de conformidade com o DSA.

Isso significa que o TikTok também permitiu que, a partir desta quinta, os pesquisadores acessassem sua API de conteúdo comercial.

Para cumprir as regras da DSA sobre transparência na publicidade paga, a empresa abriu seu banco de dados com informações sobre anúncios pagos e metadados de anúncios.

Com informações da Reuters

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