Esperar o navegador carregar, fazer login no site do Neopets e montar seu bichinho do zero, escolhendo espécies, cores e acessórios, para finalmente colocá-lo para viver aventuras e interagir com outros avatares. Esse pode ter sido o passatempo predileto de muitas crianças dos anos 1990 e 2000 — que também viram o auge e a queda da plataforma, depois dos anos 2010.

Uma novidade anunciada nesta semana pode trazer a esperança de volta aos (agora) jovens adultos e novas gerações de internautas: o Neopets está de volta.

publicidade

Leia mais:

Retorno do Neopets

  • O Neopets voltou e está sob nova gestão. A plataforma revelou na terça-feira (18) que relançaria o jogo, com novas aventuras e enredos.
  • Segundo uma publicação do site, a marca quer “trazer o Neopets de volta aos seus dias de glória”.
  • O novo site reunirá todos os jogos e produtos relacionados à marca, e a empresa promete que se manterá fiel às origens.
  • O foco agora é reviver os jogos que antes dependiam do Flash (tecnologia que os fazia rodar nos computadores) e criar novos: agora, os usuários também poderão brincar pelo celular, com o game World of Neopets.
  • O jogo é descrito como uma “simulação de vida social” no universo de Neopia.

O que aconteceu com o Neopets?

  • O Neopets foi lançado em 1999 e teve seu auge nos anos 2000: em 2005, eram 25 milhões de usuários em todo mundo.
  • No entanto, com o passar do tempo, a plataforma não conseguiu reparar as falhas do site e perdeu jogadores.
  • Em 2020, eram 100 mil usuários ativos.
  • Para piorar, neste mesmo ano, o Adobe Flash foi descontinuado.
  • A tecnologia era o que permitia que diversos jogos disponíveis em sites rodassem nos computadores comuns e inviabilizou o carro chefe do Neopets.

Crise

A marca até tentou continuar firme e chegou a explorar o mundo das criptomoedas (spoiler: nem isso foi capaz de salvar o site). Porém, sob a gestão da JumpStart Games, não deu certo (inclusive, a empresa fechou as portas no mês passado).

publicidade

Segundo a equipe do Neopets, na última década, a empresa estava tão em queda que operava no prejuízo, sequer conseguindo reformar o site ou resolver problemas pendentes (e que se acumulavam).

Isso é o que aparece quando você entra no site do Neopets (Foto: Neopets/Captura de tela)

Solução

Foi um fã de Neopets que salvou a marca.

publicidade

Antes do fechamento da Jumpstart, Dominic Law, um ávido jogador que trabalha para a empresa de games NetDragon, conseguiu fazer com que a companhia salvasse o site.

Agora sob nova gestão, o Neopets afirma que, pela primeira vez em mais de uma década, o site pode sobreviver. Para começar, novos designers e desenvolvedores foram contratados para arrumar os problemas da plataforma.

publicidade

Esta comunidade mágica merece prosperar, não apenas sobreviver. Graças à nossa nova direção de liderança e à nova fonte de financiamento, finalmente pode. A equipe Neopets está, pela primeira vez em mais de uma década, equipada para fazer mudanças significativas em busca de um renascimento neopiano.

Neopets

Com informações do The Washington Post.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.